BahiaMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

Acordo entre o Inema e o comitê de bacia do rio Paraguaçu fortalece sustentabilidade hídrica na região

Em uma reunião conjunta entre o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o comitê de bacia hidrográfica do rio Paraguaçu e a Associação dos Agricultores da Bacia do Rio Utinga (AABU), foi renovado o acordo de cooperação técnica, marcando o início do processo de cadastramento dos usuários da sub-bacia do Rio Utinga, um seguimento importante da Bacia do Paraguaçu. Realizada na última quinta-feira (05), o encontro destaca o compromisso do governo estadual com a sustentabilidade hídrica na Bahia.

Diretor de Recursos Hídricos e Monitoramento Ambiental do Inema, Antonio Martins Rocha esclareceu que o objetivo é a regularização cadastral dos usuários da sub-bacia do Rio Utinga. Tal medida visa uma gestão mais eficiente e adequada dos recursos hídricos da região. “O Inema proporcionará toda a assistência técnica operacional necessária, auxiliando a AABU e o Comitê de Bacia Hidrográfica do Paraguaçu na execução do cadastramento dos usuários e plano de comunicação”, explica.

“Esta parceria reflete o compromisso do estado para alcançar uma gestão hídrica responsável na região, alinhando-se para sustentabilidade e preservação ambiental. Não estamos apenas regulamentando o uso da água, mas também assegurando que as futuras gerações tenham um ambiente saudável e recursos suficientes”, ressaltou Antônio Martins Rocha.

O encontro também significou a continuidade dos esforços que começaram em 2021, retomados neste ano de 2024. Guilherme Sarmento, Presidente do Comitê da Bahia de Paraguaçu, ressaltou a contribuição significativa do Professor Zé Mario e do Inema, enfatizando, portanto, o papel fundamental das instituições no processo de uma gestão hídrica eficaz.

Fonte / Foto: INEMA

Related posts

Plano Ferroviário da Bahia aponta corredores estruturais e necessidade de integração logística

Fulvio Bahia

Caravana da Mata Atlântica distribui mudas de espécies frutíferas em Cajazeiras, na capital baiana

Fulvio Bahia

Nova funcionalidade! Aplicativo oferece notificações diretas para usuários

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais