ArteCulturaMúsicaTeatro

Agenda Cultural – FGM | Oficinas, Mostras e Festivais prometem movimentar a capital entre os dias 13 e 17 de agosto

Durante os dias 13 e 17 de agosto, os amantes da arte e cultura poderão desfrutar de uma programação rica e diversificada promovida pela Fundação Gregório de Mattos. Essas iniciativas fazem parte dos projetos financiados com recursos dos editais Territórios Criativos – Ano I e Gregórios – Ano III, financiados pela FGM

A programação tem início às 10h do dia 13, com as oficinas de escrita criativa para crianças e adolescentes, ação que faz parte do projeto “Descobrindo Vozes: Literatura negra e escrita criativa para crianças de uma escola pública de Salvador”. O projeto tem o objetivo de realizar, durante 10 meses, oficinas de escrita criativa para crianças e adolescentes da Escola Municipal 2 de Julho – Trobogy, culminando em um Sarau Literário para comunidade escolar e seus familiares. Com base na literatura negra voltada ao público infanto-juvenil e oficinas multilinguagem, música, literatura, pintura e teatro, desejamos despertar o interesse por literatura, poesia e contos, fortalecer a autoestima e a consciência cidadã e pertencimento racial pela arte. O evento ocorre em dois turnos, o primeiro das 10h às 12h e o segundo das 13h às 15h.

Entre os dias 13 e 17, será realizada a Imersão Poética na Casa de Castro Alves, com a mostra expositiva “Pensamentos Selvagens”,  que tem como foco principal oferecer ao público experiências de imersão literária, apoiadas na abordagem sobre a dignidade humana na obra de Castro Alves. Para isso, será instalada uma exposição sobre Castro Alves, uma série de seis saraus músico/literários e uma biblioteca de arte e poesia. O projeto tem como público alvo a população do Centro Histórico de Salvador, crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino. O evento ocorre sempre das 14h às 19h.

Ainda no dia 15, a Casa Verde Itapuã recebe o 6° Sarau Casa Verde Itapuã com Roda de Samba das Mulheres de Itapuã, exibição do curta-metragem “Desvelando Salvador” e o lançamento do livro “A Vida É Maior que Tudo” (encerramento do projeto). O evento começa às 20h.

Nos dias 15 e 16 acontecerá o Festival Afrobapho, que contará com diversas oficinas como a Oficina de Vogue com Angel Costta e de Maquiagem Artística com Ah Teodoro, além de diversas atrações. O Festival Afrobapho é uma rede conectora de cultura e de arte independente itinerante, que percorrerá 4 equipamentos culturais de Salvador, durante 3 finais de semana (sábado e domingo), com ciclos de atividades formativas, rodas de diálogos, intervenções artísticas, momento ballroom e pocket shows abertos ao público, com o objetivo de visibilizar narrativas criativas de diversidade na música, dança e culturas identitárias, realizadas pelo Coletivo Afrobapho e colaboradores convidados. A ação ocorre no polo Boca de Brasa Subúrbio 360, tendo início às 10h no dia 15, e às 14h no dia 16.

No dia 16, ocorrerá a Arqueologia Teatral: O Teatro e as Narrativas Históricas que foram silenciadas (Oficina Gratuita e +18), evento que faz parte do projeto “Rachaduras da Memória”. A proposta parte de uma perspectiva LGBTQIA+ interseccional do Coletivo das Liliths, entre memória, identidade, gênero e território. O evento acontece na Fundação Pierre Verger, no bairro do Engenho Velho de Brotas, das 14 até às 17h.

Fazendo parte do projeto “Rainha Ratinho”, o espetáculo teatral Rainha Ratilho ocorre entre os dias 16, 17 e 18, às 20h, no Teatro SESI Rio Vermelho. O projeto tem como objetivo  discutir a invisibilidade social de pessoas em situação de rua. Com uma estética contemporânea num misto de movimentos artísticos consagrados, o espetáculo promete alcançar toda a família, com uma divertida história que também faz uma provocação social, reflexiva ao público.

No dia 17, às 14h, ocorre as Oficinas de pintura e customização, inspiradas no resgate e manutenção da representatividade negra e dos Orixás na moda, ação que faz parte do projeto “Filhos do Congo: quebrando padrões estéticos – 2ª edição”. O projeto visa capacitar 20 mulheres negras (travestis, transexuais, intersexo, cisgênero e intersexo transgênero) periféricas, através da arte de pintar e customizar com base na representatividade Negra e nos Orixás, divindades pertencentes as religiões afro-brasileiras. A atividade, no formato híbrido, contará com aulas prático-teóricas, bem como, rodas de conversas com temas transversais, a exemplo do racismo e violência contra a mulher. O evento acontece na Sede do Afoxé Filhos do Congo, na Fazenda Grande IV.

Finalizando a semana, no dia 17, será realizado o Sarau Poético, na sede da Afroteca Abdias Nascimento. O evento faz parte do projeto “Afroteca Itinerante Abdias Nascimento” e visa potencializar e retomar as ações da Biblioteca Abdias Nascimento- primeira especializada em cultura afro-brasileira da periferia de Salvador, através do Edital Territórios Criativos.

Fonte: ASCOM FGM
Card: Divulgação

Related posts

“Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (01); assista ao trailer

Fulvio Bahia

Editoras universitárias fomentam produção literária na Bienal do Livro Bahia 2024

Fulvio Bahia

21° Festival de Música da Rádio Educadora FM acontece neste sábado (9)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais