Prefeitura Municipal de SalvadorSalvadorTransporteTransporte Público

Agentes da Semob distribuem adesivos com informações sobre táxis em Salvador 

A Coordenadoria de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) está fazendo uma ação de distribuição e colocação de adesivo com informações sobre os táxis em Salvador. O adesivo está sendo colocado dentro dos veículos, no banco de trás, e conta com um QR Code que direciona o passageiro para uma lista de regras relacionadas ao funcionamento dos táxis na capital baiana. O objetivo é orientar os passageiros e dar mais credibilidade a esse tipo de transporte.     

Na última segunda-feira (18), a ação ocorreu no Terreiro de Jesus, no Pelourinho. “Essa é uma iniciativa da Semob, juntamente com a Cotae, com o intuito de levar mais informações para os usuários do serviço. Por meio desta ação, é possível saber como funciona a tarifa do taxímetro, incluindo a bandeira 2; o transporte de bagagens e de animais, entre outras informações que dão mais credibilidade e confiança ao serviço”, conta o supervisor de área e tráfego da Semob, Willys Maia. 

As regras de funcionamento dos táxis em Salvador estão escritas em português e inglês, visando atender também aos turistas, que chegam com frequência na cidade durante a alta estação. A distribuição está ocorrendo desde o dia 11 em pontos com grande concentração de táxis, a exemplo da Rodoviária, Aeroporto, Terminal Marítimo de São Joaquim, Terminal Turístico Náutico da Bahia, proximidades dos shopping centers e Centro Histórico. 

Uma média de 350 táxis já foram adesivados na cidade e a ação está sendo intensificada para a colocação de mais mil adesivos até o final da semana. “Temos cerca de 6.960 táxis registrados e a nossa intenção é conseguir adesivar todos eles. Ao colocar o item, nós conversamos com o taxista e explicamos que a nossa intenção é valorizar o serviço de táxi na cidade. Então, eles têm nos recepcionado muito bem”, afirma. 

Motorista de táxi há 30 anos no ponto do Pelourinho, Aloízio Santos, 60 anos, considera boa a iniciativa. “O usuário de táxi tem que ficar informado de tudo. É um serviço bom que a Prefeitura está fazendo, dessa maneira resolve o problema do cliente apenas com o uso do celular. O cliente passa a ter mais uma opção para tirar dúvidas”. 

Para Milton Santos, 65 anos, o sentimento é o mesmo. “Tudo que estiver relacionado a esclarecimento para o cliente e para o taxista, por mim está aprovado. Se é lei, tem que ser cumprida, assim como o respeito entre os passageiros, os fiscais e as pessoas em geral. Os fiscais da Semob nos tratam muito bem e a relação entre a gente é de respeito”. 

Usuária de táxi, a recepcionista Patrícia Ribeiro, 36 anos, disse ter gostado muito da ideia. “Às vezes a gente fica com dúvida e não tem muito a quem recorrer a não ser ao próprio motorista. Uma das dúvidas mais comuns, por exemplo é em relação à bandeira 2. Agora, com o adesivo, facilitou muito a nossa vida com informações confiáveis”, opinou.   

Acesso – Além do QR Code, qualquer cidadão pode ter acesso às regras, acessando o site da Semob (http://.mobilidade.salvador.ba.gov.br). Na página principal há uma área de interesse com várias opções de serviços de mobilidade, é só clicar na opção “Táxi” e em seguida “Conheça a Regra dos Táxis em Salvador”, depois escolher o idioma de preferência. 

Fonte: SECOM PMS
Foto: Otávio Santos

Related posts

5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba (MIMB) começa nesta quarta (17)

Fulvio Bahia

NX Zero desembarca na capital baiana no mês de julho com a ”Tour Cedo ou Tarde”

Fulvio Bahia

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta terça (14)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais