Política

Agosto Dourado: Pretas Por Salvador protocolam Projeto para incentivar doação de Leite Humano

O projeto propõe inclusão de bomba extratora, elétrica ou manual, e frascos adequados para apoio à coleta nas residências.

O Agosto Dourado é o mês em que são realizadas campanhas em todo Brasil visando incentivar a amamentação e conscientizar sobre a importância desse ato para a saúde das crianças. Com o objetivo de fortalecer a campanha e estimular a doação para os bancos de leite, as Pretas Por Salvador protocolaram Projeto de Indicação ao Governo do Estado, pela inclusão de bomba extratora, elétrica ou manual, e frascos adequados no kit de coleta domiciliar.

Entre as justificativas para criação do projeto a mandata considerou a preocupante taxa de partos prematuros no Brasil, que coloca o país no 9º lugar mundial. Por esse motivo, muitos bebês nascem com peso abaixo dos 2,5kg preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), levando a necessidade de internação e apoio do banco de leite para o desenvolvimento e proteção desses recém-nascidos.

Infelizmente, os bancos de Leite Humano na Bahia, vivem em constante campanha para atingir os índices ideais de estoque, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Em fevereiro deste ano, só na Maternidade Professor José Maria Magalhães Netto, a média mensal de arrecadação de 20 litros – 4 vezes menor que a necessária – caiu para 7 litros, chegando à um estado crítico.

“A coleta domiciliar é uma alternativa fundamental para mudar essa realidade. Atualmente o banco de leite do HGRS, por exemplo, conta com uma media de oito doadoras fixas da rota externa – que recebem a equipe em suas casas para o recolhimento do leite. A inclusão da bomba extratora, que facilita e torna mais ágil a coleta, é fundamental para ampliar esse número “, ressaltam as pretas.

Ao protocolar esse Projeto de Indicação, a mandata coletiva Pretas Por Salvador reafirmam seu compromisso com a saúde e bem-estar das mães e bebês. Agora o PIN seguirá para análise na Casa Legislativa, com a expectativa de receber o apoio e a aprovação necessária dos demais parlamentares.

Fonte / Imagem: ASCOM Mandata Pretas Por Salvador

Related posts

Audiência Pública discute fechamento Centro de Parto Normal Mansão do Caminho na última quinta-feira (14)

Fulvio Bahia

Comissão debate ações da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa em 2023

Fulvio Bahia

Wagner defende fim da reeleição: “Não foi bom para a política brasileira”

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais