BahiaGoverno do Estado

Agricultura familiar de Oliveira dos Brejinhos é dinamizada com unidades de beneficiamento de frutas e de mandioca

Aproximadamente 100 famílias agricultoras serão contempladas.

Agricultores familiares do município de Oliveira dos Brejinhos estão em festa com a entrega de duas unidades de beneficiamento: uma de mandioca, instalada na comunidade Saco do Fogo e a outra de frutas, no povoado Flora. Juntos, os empreendimentos tiveram investimento da ordem de R$ 798 mil, do Governo do Estado por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e a Prefeitura Municipal de Oliveira dos Brejinhos.

De acordo com o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, essas agroindústrias entregues em Oliveira dos Brejinhos seguem o modelo que o Estado da Bahia está adotando de desenvolvimento a partir do rural. “São investimentos estruturantes que a SDR está realizando através da CAR para que esses equipamentos dinamizem a economia local, a exemplo dessa unidade de beneficiamento de mandioca que deve injetar na economia no município, anualmente, mais de R$ 1,5 milhão, com investimentos tanto na base de produção, quanto no processamento de derivados. É esse modelo que o Governo acredita e é isso que a Bahia vem fazendo, trabalhando intensamente para erradicar a fome no estado”.

A presidente da Associação da Comunidade Saco de Fogo, Roseli Amorim de Matos, comemora essa conquista que vai melhorar a vida das famílias da comunidade. “Essa ação veio para ampliar e melhorar a produção do grupo das mulheres do Sertão, que já trabalha desde 2015. Isso vem para melhorar também a comercialização dos nossos produtos derivados da mandioca, como biscoitos, petas, bolos e brevidade”.

As unidades de beneficiamento irão possibilitar a agregação de valor à produção de frutas e de mandioca, oportunizando que os produtos concorram ao mercado de forma mais competitiva, saindo das mãos de atravessadores, além de gerar trabalho e renda para aproximadamente 100 famílias agricultoras e fortalecer a economia do município.

A produção poderá ser comercializada em supermercados locais, nas feiras livres do município e por meio de programas como o Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Festival de Saveiros do Recôncavo será realizado em outubro na cidade de São Félix

Fulvio Bahia

Inscrições para 9.765 vagas de cursos da Educação Profissional serão encerradas nesta terça-feira (18)

Fulvio Bahia

Prefeitura de Salvador vai implantar Escola Digital no Comércio em parceria com o Senai Cimatec

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais