Agricultura FamiliarBahia

Agricultura familiar produz novas receitas que geram renda para mulheres quilombolas de Muritiba

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi até a comunidade Quilombola de Baixa Grande, no município de Muritiba, Recôncavo baiano, experimentar o sorvete de aipim, uma alternativa deliciosa e surpreendente em meio à variedade de produtos feitos pela Associação Rural de Baixa Grande, entidade que reúne 30 agricultoras familiares.

Durante a visita, a produtora Maria das Graças Soares explicou que o aipim é uma matéria-prima abundante na região, por isso a ideia de aproveitá-lo em receitas que vão além do sorvete. “Aqui a gente produz pizzas, chips, bolos, caldos, mingau, coxinha, biscoitos e salgados, tudo com o aipim. A comunidade adorou e hoje a gente vende para o PNAE e por encomendas para festas e eventos”.

A criatividade dos agricultores e agricultoras familiares da Bahia pode levar à descoberta de novas receitas que valorizam a herança culinária das regiões e a utilização de ingredientes únicos. A gastronomia baiana é rica, diversificada e a inovação na cozinha é uma maneira de preservar e celebrar suas tradições.

“Veio o sorvete de aipim e depois a gente inventou de fazer o de jaca, como a gente também faz o de abóbora, o de amendoim. Então tudo que a gente tem, a gente vai tentando, modificando, colocando aqui na cozinha e fazendo os testezinhos”, explicou Maria Dionísia, presidente da associação e a responsável por levar a receita até a comunidade.

A descoberta e o apoio a esse tipo de produção também são frutos dos investimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na comunidade. A associação foi assistida pelo programa Ater Mulheres Rurais, através da parceria entre a SDR, através da Superintendência de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), com a entidade Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (Idesa).

Fonte: Ascom/SDR
Foto: Divulgação

Related posts

Prefeitura de Salvador inicia operação de 30 bicicletas elétricas; meta é chegar 200 até o final do ano

Fulvio Bahia

Bahia ganha novos voos diretos para Recife e Valença

Fulvio Bahia

Adélia Pinheiro: Precisamos discutir as temáticas de inclusão também nas escolas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais