Agricultura FamiliarBahiaEconomiaGoverno do EstadoInvestimentosNegócios

Agricultura familiar vai contar com uma fábrica de vassoura de piaçava no Baixo Sul da Bahia

As vassouras produzidas pela Abpagi são feitas de piaçava, uma fibra natural 100% sustentável, e possuem o selo da Agricultura Familiar.

No município de Ituberá, a Associação de Biojóias Pesca e Agricultura (Abpagi) está prestes a concretizar um projeto que trouxe grandes benefícios para a agricultura familiar da região: a inauguração de uma fábrica de vassoura de piaçava. O investimento está sendo realizado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Bahia Produtiva.  

A partir do segundo semestre de 2023, a associação iniciará a produção mensal de 15 mil dúzias de vassouras, utilizando 35 mil quilos de piaçava cortada e 60 toneladas de coquinhos de piaçava. 

O presidente da Abpagi, Domingos Santos, ressalta a importância desse empreendimento para os agricultores familiares associados. Atualmente, eles fornecem os cocos para atravessadores, limitando sua produção a cerca de 5 toneladas. No entanto, com a fábrica de vassoura e a aquisição de uma máquina para descascar até 5 mil cocos por dia, esse número pode chegar a 15 toneladas, impulsionando a produção de vassouras. “A associação possui uma grande oferta de cocos na região e esperamos ansiosos que a fábrica, com os equipamentos necessários, esteja operando em breve”.  

As vassouras produzidas pela Abpagi são feitas de piaçava, uma fibra natural 100% sustentável, e possuem o selo da Agricultura Familiar. Além da produção de vassouras, a associação trabalha em diversas atividades, como cultivo de frutas como cacau e cupuaçu, pesca e fabricação de biojoias, gerando emprego e renda para aproximadamente 800 famílias agricultoras do Baixo Sul da Bahia. Os produtos da Abpagi estão sendo comercializados pela Cooperativa de Biojoias Pesca E Agricultura Em Ituberá (Coobpagi), cooperativa ligada à associação. 

A contagem regressiva para a entrega da fábrica de vassouras é motivo de expectativa e entusiasmo para os agricultores da Abpagi. Com a expansão da produção e o fortalecimento da agricultura familiar na região, a associação almeja contribuir para o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais, promovendo a valorização dos recursos naturais locais e a geração de oportunidades de negócios. 

A fábrica de vassoura de piaçava da Abpagi representa mais um marco importante para a agricultura familiar da Bahia e se destaca como mais uma iniciativa que fortalece e valoriza os saberes tradicionais, impulsionando a economia local e promovendo a sustentabilidade ambiental. 

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. 

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

Centrais sindicais unem-se em protesto contra alta da taxa de juros

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Marcondes envia à Câmara PL que prevê a mudança do mês base para o pagamento do reajuste dos professores municipais

Fulvio Bahia

UFRB divulga programação do Fórum 2023; inscrições seguem abertas até 20/11

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais