AgriculturaAgricultura FamiliarBahiaEconomiaGoverno do Estado

Agricultura Sustentável e o Plano ABC+ são destaque na Bahia Farm Show

A Bahia Farm Show, a mais renomada feira agrícola do Norte e Nordeste, realizada em Luís Eduardo Magalhães, região Oeste da Bahia, é mais do que um simples evento de exposição de máquinas e produtos. É um fórum de discussão sobre as inovações no setor agrícola. No painel de Agricultura Sustentável realizado na quinta-feira (13), o foco foi a Agricultura de Baixo Carbono e ESG (Ambiental, Social e Governança). A plenária contou com a participação de produtores, profissionais do setor público, empresas e estudantes, e foi mediada por Georgina Maynart, jornalista da TV Bahia e apresentadora do programa Bahia Rural.

Participante do painel, o agrônomo e assessor especial da Secretaria da Agricultura da Bahia, Thiago Guedes, entende que a meta mais importante nesse cenário é o setor crescer, aumentar a produtividade, ao mesmo tempo em que preserva as fontes de recursos naturais.

Nesse contexto, a agricultura de baixo carbono nunca foi tão necessária, como foi debatido no painel. Odacil Ranzi, presidente da Aiba e da Bahia Farm Show, destacou que a Aiba é a primeira entidade no Brasil a iniciar discussões sobre esse tema.

Foto: Ascom/Seagri

O Governo da Bahia, reconhecendo a importância da sustentabilidade, lançou o Plano ABC+, que visa promover práticas agrícolas de baixo carbono. Além disso, as ações de sustentabilidade já em andamento na região contam com o apoio do governo estadual, por meio do Fundeagro e do Prodeagro.

Na região oeste da Bahia, essas ações já estão sendo implementadas há alguns anos. Segundo os produtores rurais, o plantio direto é a principal ação adotada para proteger o solo e garantir uma boa safra. Além disso, a rotação de culturas, a entrega de kits de irrigação aos agricultores do Vale e encontros como o painel de agricultura sustentável são iniciativas importantes para a disseminação de conhecimento e a implementação de práticas sustentáveis no campo.

Uma ação importante já em andamento no oeste da Bahia é a recuperação das nascentes. No encerramento do encontro sobre agricultura sustentável, Júlio Busato e Célio Zuttion receberam o Prêmio Guardião das Nascentes do presidente da Aiba e do presidente da Abapa. Este projeto foi criado pela Abapa e executado com a ajuda da Aiba.

O painel contou com a participação de Carminha Missio, produtora rural e vice-presidente da Federação de Agricultura da Bahia (Faeb); Claudiney Ribeiro, gerente de Negócios do Banco do Brasil; Francimary Maciel, engenheira agrônoma analista na Divisão de Desenvolvimento Rural/DDR-BA; Luiz Pradella, produtor rural e vice-presidente da FEBRAPDP e Thiago Guedes, diretor de Política e Economia Agrícola da Seagri. O evento foi organizado pela Aiba e TV Oeste, afiliada da Rede Globo, e transmitido ao vivo pelo G1 Bahia.

Fonte: Ascom/Seagri
Foto: Divulgação

Related posts

Seagri articula grupo de trabalho para fomentar o desenvolvimento sustentável da fruticultura baiana

Fulvio Bahia

Com cerca de 1 milhão de atendimentos, Hospital do subúrbio de Salvador tem contrato de PPP renovado

Fulvio Bahia

Corpo de Bombeiros aperfeiçoa serviços e implanta bases nas regiões Sul e Oeste da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais