AgriculturaAgricultura FamiliarAgricultura FamiliarBahiaEconomiaInclusão SocialPrefeitura Municipal de SalvadorSalvador

Agroecologia comercial transforma realidade econômica em Coutos

Salvador possui atualmente duas hortas comerciais agroecológicas: uma localizada na Casa das Pérolas, na Rua da Fraternidade, e a outra no Lar Fabiano de Cristo, ambas na comunidade de Coutos, no Subúrbio Ferroviário. Administrados pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), os espaços verdes e sustentáveis cultivam alimentos que nutrem centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas pelos lares. Além de prover a nutrição saudável, as hortas também fortalecem a economia local.

Diferente das hortas domésticas ou escolares, que têm exclusivamente fins educativos ou de consumo próprio, os espaços comerciais podem gerar renda para os envolvidos. De acordo com o secretário da Secis, Ivan Euler, os espaços localizados em instituições sociais asseguram a alimentação das pessoas assistidas, além de ser uma ocupação rentável e terapêutica.

“As hortas comerciais agroecológicas são muito mais do que espaços de cultivo – elas são instrumentos de transformação social, ambiental e econômica para Salvador. Com elas, conseguimos promover alimentação saudável, capacitar moradores, fortalecer a economia local e ainda combater os efeitos das mudanças climáticas, tudo ao mesmo tempo”, diz, acrescentando que cabe à Secis realizar o preparo da horta, treinar e capacitar as pessoas que são responsáveis em cuidar do espaço.

Nutrição e empreendedorismo – Lançada em outubro passado, a Horta Comercial Agroecológica Casa das Pérolas, que possui 380 m², é cuidada por 40 pessoas. Todas elas passaram por uma capacitação para aprender a regar e intervir nas mudas das leiras, respeitando os horários de regas, manejos e colheitas, mantendo padrões rigorosos de higiene durante o cultivo, colheita e manuseio. No local são cultivadas diversas espécies de hortaliças, como tomates, pimentas, alfaces, manjericão verde e roxo, cebolinhas, couves, rúcula, tomilho, alecrim, salsa, pimentão, erva doce, hortelã miúdo, orégano, entre outros legumes, temperos e especiarias.

O secretário da Secis explica que o projeto tem o intuito de incentivar a alimentação saudável, fortalecer a economia local, além de transmitir técnicas de cultivo para a comunidade. “A horta na Casa das Pérolas é um exemplo claro de como a sustentabilidade pode caminhar junto com a inclusão e o bem-estar. Estamos falando de subsistência, dignidade e autonomia para pessoas que realmente precisam de oportunidades. É uma iniciativa que planta futuro e colhe cidadania”, pontua Euler.

A Casa das Pérolas atende 430 pessoas. Segundo a gestora da instituição, Vera Guimarães, os alimentos colhidos na horta ajudam a garantir parte das refeições dos assistidos. “Temos uma oferta grande de verduras, folhas e temperos. Tudo bem fresco, sem nenhum tipo de agrotóxico. Nosso plantio dá de tudo. Manjericão, coentro, alecrim, quiabo, tomilho, limão, acelga, hortelã grosso e fino, orégano e várias ervas. É uma alegria plantar e colher alimentos saudáveis, plantados dentro da própria unidade”, declara.

A coordenadora acrescenta que a horta também tem se consolidado como uma ferramenta importante de empreendedorismo social. “Cuidamos de mulheres vítimas de violência, homens com dependência química, além de acolhermos crianças e adolescentes. Cuidar e manter a nossa horta tem sido uma terapia para todo mundo. Há um ano começamos e só tenho a agradecer por termos esse espaço. A horta melhorou demais a nossa rotina”, finaliza Vera.

Fonte: Secom PMS
Foto: Lucas Moura

Related posts

CAIXA Cultural Salvador apresenta espetáculo musical do grupo sociocultural As Ganhadeiras de Itapuã

Fulvio Bahia

Dengue em queda: Bahia reduz casos em 86,1% e intensifica combate na região sudoeste

Fulvio Bahia

50 anos da Funceb será celebrado com programação gratuita no Pelourinho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais