AgriculturaAgricultura FamiliarAgricultura FamiliarBahiaEconomiaGoverno do Estado

Agroindústrias Familiares da Bahia serão contempladas com editais do Governo do Estado

As inscrições para os editais de apoio ao funcionamento e gestão de agroindústrias familiares da Bahia começaram na última segunda-feira (8). Esta é uma oportunidade imperdível para associações e cooperativas da agricultura familiar que gerenciam agroindústrias. Os interessados podem se inscrever acessando o site, onde encontrarão os editais completos e as instruções para a inscrição. Os editais são uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O Edital CAR para Organizações Produtivas Dinâmicas prevê a seleção de até 90 propostas e é direcionado a organizações produtivas que já possuem certo grau de maturidade na gestão de negócios e acesso a mercados. Essas agroindústrias dinâmicas, apesar de terem uma estrutura adequada, ainda necessitam de melhorias para ampliar a comercialização de seus produtos.

A iniciativa permitirá a contratação de profissionais especializados em Assessoria Técnica e em Apoio à Gestão e Acesso a Mercado. Estes profissionais contribuirão para a qualificação da gestão das agroindústrias, implementando ou melhorando modelos de gestão de forma participativa, com envolvimento de todos os cooperados. O objetivo é solucionar desafios da produção, gestão e acesso a mercados, implementando ferramentas e soluções eficazes.

Zeve Vieira, presidente da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), compartilha do mesmo entusiasmo: “A Copirecê vai participar como cooperativa dinâmica. Nesse momento, precisamos nos posicionar com profissionais que consigam elevar ainda mais nossos produtos, como o flocão de milho não transgênico, em mercados nacionais e internacionais e organizar a base produtiva com mais força ainda”.

Já o Edital CAR para Organizações Produtivas Ativas é voltado para organizações produtivas em estágios embrionários ou intermediários de desenvolvimento. Essas agroindústrias de menor porte enfrentam fragilidades na gestão e possuem ações mercadológicas incipientes. O edital busca promover avanços na produção, produtividade e acesso ao mercado, selecionando aproximadamente 320 organizações.

Selma Neves, presidente da Associação de Mulheres Camponesas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Palmas de Monte Alto, já inscreveu sua manifestação de interesse e destacou a importância desse apoio: “Nós de empreendimentos temos muita dificuldade com a questão de gestão, comercialização, padronização de produtos e aquisição de novos equipamentos. A expectativa é grande, vamos ter muito a crescer com esses editais. Sabemos produzir, mas não tínhamos mecanismos para colocar nosso produto no mercado. Com nossa estrutura pronta e equipada e a equipe treinada, vemos nesse edital um suporte para administrar melhor nossos empreendimentos e conseguir levar nossos produtos ao mercado. Acredito que vai ser um avanço grande não só para nosso empreendimento, mas para toda a Bahia”.

Para mais informações ou dúvidas, envie um e-mail para bahiaqueproduzealimenta@car.ba.gov.br ou fale pelo WhatsApp: (71) 98312-2626.

Fonte: Ascom/CAR
Foto: Divulgação

Related posts

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta quinta (2)

Fulvio Bahia

Central de Transplantes promove evento para debater ações que impulsionem doações

Fulvio Bahia

Mercado de trabalho formal no Jornalismo demite mais do que emprega em 2023

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais