Câmara Municipal de SalvadorMeio AmbienteSalvador

Aladilce participa de abraço simbólico à Deusa Ifá, na Praça Carlos Basto

Área verde foi uma das desafetadas pela prefeitura e colocada à venda em leilão

Na manhã do último sábado (29), aniversário de Salvador, entre muitas programações, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), líder da Bancada da Oposição na Câmara Municipal, fez questão de participar do abraço simbólico à escultura Deusa Ifá, do artista plástico Carlos Bastos, na praça que leva o nome dele, na Pedra do Sal, entre Itapuã e Stella Maris. A manifestação, que reuniu moradores, lideranças de entidades e coletivos, políticos e artistas, foi convocada para denunciar a tentativa da prefeitura leiloar o espaço, uma das áreas verdes desafetadas e colocadas à venda por meio de leilão.

“Temos que unir forças e lutar contra essa desafetação de áreas verdes, que ameaça a qualidade de vida em toda a cidade. Além dessa praça, que é ocupada pela comunidade e tem que ser preservada, e o prefeito não pode dizer que não serve pra nada, como ele falou em relação à encosta do Morro Ipiranga, porque ele só pensa na arrecadação, temos muitas outras áreas ameaçadas”, frisou Aladilce. E anunciou a formação do movimento SOS Áreas Verdes para unificar a luta. A vereadora defendeu, também, a necessidade do município avançar no plano de regularização fundiária, para reduzir as desigualdades sociais.

A manifestação foi organizada pela Associação de Moradores da Pedra do Sal, que mantém a Praça Carlos Bastos, onde todos os sábados funciona a Feira da Horta, em parceria com o Movimento Essa Praça Também é Sua, Coletivo Stella Maris, Fórum Permanente de itapuã, Insituto de Permacultura, MyPhantomToy, Associação Stella4Praias e outros coletivos.

O monumento está em processo de tombamento pelo Iphan, provocado pelo Coletivo Ativista, que também participou do ato. A presidente da Funarte, Maria Marighella, compareceu e reafirmou seu apoio ao movimento, assim como o deputado estadual Marcelino Galo (PT) e os vereadores Sílvio Humberto (PSB) e Hamilton Assis (PSOL). O artista plástico Ives Quaglia levou para o ato as esculturas da baleia e do polvo, atrações já tradicionais na Festa de Itapuã. Houve também plantio de mudas, roda de capoeira e apresentações musicais.

Fonte: Ascom ver Aladilce Souza PCdoB
Foto: Albenísio Fonseca

Related posts

Prefeitura lança programa Vida Nova com 25 ações de assistência social e investimento de R$200 milhões

Fulvio Bahia

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Fulvio Bahia

Salvamar alerta banhistas sobre perigos com caravelas e frente fria neste final de semana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais