O curso, com carga horária de 20h, foi ministrado presencialmente nos dias 27 e 28 de março, pelo Drº Elísio Melo, consultor da Fenasdetran
O trabalho de educação para o trânsito é umas das principais ferramentas utilizadas pelas instituições governamentais para redução dos riscos no tráfego, especialmente pelo seu potencial preventivo e de mudança de comportamento. Com o objetivo de capacitar seus agentes para essa atividade, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), promoveu para o grupo o Curso Avançado de Educação para o Trânsito e Consciência, em parceria com a Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran).
O curso, com carga horária de 20h, foi ministrado presencialmente nos dias 27 e 28 de março, pelo dr. Elísio Melo, consultor da Fenasdetran. O conteúdo incluiu temas como ética, consciência, comportamento, legislação, psicologia e psicopedagogia.
Para Drº Elísio, muitas pessoas têm dificuldade de manter um comportamento ético e solidário no trânsito, e por isso a importância de promover a reflexão dos cidadãos por meio da educação. “Vivemos num contexto que estimula o individualismo e a competição. Não temos a consciência de pensar no outro como nosso semelhante, os consideramos como adversários, principalmente no trânsito”, avalia Melo.
O superintendente da SMTT, Geovane Santos, informa que o curso aprimorou a qualificação técnica dos agentes, para que continuem atuando como educadores. “Nosso intuito é capacitar os agentes do município, tornando-os cada vez mais habilitados para tratar os munícipes, com qualidade técnica e preparo para gerenciar e orientar o trânsito, prevenindo acidentes e preservando a vida”, informa Geovane.
Fonte: ASCOM PMA
Fotos: Roberto Fonseca