Ação SocialCampanhaMunicípios

Alagoinhas: Atenção à Saúde do Trabalhador é tema de ações alusivas ao Abril Verde

O evento voltado para trabalhadores, sindicatos e estudantes de ensino técnico e superior, teve como objetivo levar conhecimento dos serviços e encaminhamentos que o CEREST realiza.

Reunindo uma serie de ações durante toda a semana, a Vigilância em Saúde, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST),  realizou a culminância da 2ª Semana de Atenção à Saúde do Trabalhador na manhã da última quinta-feira (27) com uma roda de conversa na Câmara de Vereadores de Alagoinhas.

O evento voltado para trabalhadores, sindicatos e estudantes de ensino técnico e superior, teve como objetivo levar conhecimento dos serviços e encaminhamentos que o CEREST realiza. “Esse momento surge justamente com a iniciativa de falar sobre o Abril Verde que é alusivo à saúde e segurança do trabalho; sobre o dia 28 de Abril, que é em memórias vítima acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e também como comemoração ao dia 01 de Maio, Dia dos Trabalhador. Então a gente traz essas ações em um formato que possa abranger a todos, e com atividades todos os dias para que a gente consiga contemplar todos os ambientes”, explica Cristiane Correia coordenadora do CEREST.

A palestrante Letícia Nobre, a diretora de Atenção à Saúde do Trabalhador do Estado Bahia, destacou a importância de trazer informações sobre o trabalho do CEREST. “Trouxemos questões relacionadas a causalidade do trabalho com diversas doenças e patologias. Então, uma das questões foi mostrar que o trabalho é sim um potencial causador de inúmeras doenças e ele precisa ser investigado. Então quando uma pessoa, um trabalhador, uma trabalhadora chega no serviço de saúde, seja na Saúde da Família, na Atenção Básica, ou na Rede Especializada é fundamental o trabalho do CEREST. É através dele que,  quando fizer a avaliação clínica, será explicitado se trabalha ou não trabalha, a história ocupacional pra que o o profissional médico ou enfermeiro atenda e diagnostique”, afirma a profissional referência em saúde do trabalhador.

Durante a semana também aconteceu um curso voltado para o Sistema de Notificações de Agravos Relacionados ao Trabalho (SINAN), onde o público alvo foram os trabalhadores, os profissionais de saúde da Rede Especializada em Urgência e Emergência, na Biblioteca Municipal.

A saúde do trabalhador é um dos campos de atuação do Sistema Único de Saúde. O texto Constitucional de 1988, regulamentado pela Lei Orgânica da Saúde em 1990, atribuiu ao SUS a responsabilidade pela atenção integral à saúde dos trabalhadores, segundo os princípios da universalidade e integralidade do cuidado, com controle social, rompendo a tradição brasileira de assegurar este direito apenas aos trabalhadores do setor formal, com carteira de trabalho assinada.

Fonte: SECOM PMA
Foto: Roberto Fonseca 

Related posts

Engenheiro baiano, professor da UEFS, recebe menção honrosa em Portugal por tese de doutorado

Fulvio Bahia

Feira de Santana: famílias assistidas pelos CRAS recebem doação de leite

Fulvio Bahia

Produção de milho não-transgênico na Bahia garante sabor e tradição no São João

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais