Agricultura FamiliarEmpreendedorismoMunicípios

Alagoinhas: Em mais um ano de atividade, projeto Empreender no Campo capacita agricultores para negócios rurais

O projeto Empreender no Campo, uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) com o Sebrae, encerrou na última segunda-feira (04) as atividades de 2024 com a oficina “Negociar no Campo”, na comunidade do Pindobal. A aula foi ministrada pelo professor Carlos Mello, instrutor do Sebrae, e mostrou como o campo pode ser um ambiente adequado para um pequeno negócio ou microempresa.

O projeto, que iniciou em 2022, tem  o objetivo de capacitar os produtores rurais de Alagoinhas para que desenvolvam negócios satisfatórios e rentáveis a partir de sua produção agrícola. São ofertadas consultorias e oficinas mensais, realizadas na Associações Rurais. Em 2023, foram ofertadas 50 oficinas nas comunidades rurais do Buri, Catuzinho, Tombador, Boa União, Estevão, Papagaio, Oiteiro, Cachoeira, Pindobal e Rio Branco.

Além da formação dos agricultores, Empreender no Campo pretende conceder ao produtores rótulo, código de barras e tabela de valores nutricionais, para que eles possam comercializar suas mercadorias. “Dessa forma, eles poderão vender seus produtos nos supermercados do seu bairro e também na sede de Alagoinhas, e ter um valor agregado ao alimentos que produzem”, explica Luziana Batista, Coordenadora de Capacitações da SEDEA. A previsão é esses itens sejam disponibilizados ao final do projeto, no próximo ano.

Cultivando aipim, quiabo e feijão, é da produção da roça que Elenice Almeida tira o sustento de sua família. “O curso tem me agregado muito, porque estou aprendendo a lidar melhor com o campo, com as tecnologias envolvidas na área. Foi com o curso que descobri uma praga que deu na minha plantação de mandioca e estou conseguindo tratar com o aprendizado das aulas. Então, está sendo um avanço e tanto para nós”, conta a produtora rural.

Antoniel Santana tem 62 anos, é lavrador na comunidade do Pindobal e conta que o projeto oferece ferramentas para melhorar sua produção. “A gente tem muito a aprender com isso. A cada dia que passa, a gente sente a necessidade de estar mais atualizado, de se aperfeiçoar, de ter mais conhecimento para alcançar alguma coisa lá na frente. E esse conhecimento não serve só pra mim, mas serve para os filhos e a gente passa conhecimento pra frente”, reconhece Antoniel.

O secretário Bruno Fagundes, da SEDEA, afirma que “com o conhecimento técnico necessário para fazer os ajustes burocráticos e com as capacitações que ajudam a melhorar sua produção e a ter melhores noções sobre negócios, o produtor rural torna-se mais preparado para ter sucesso ao empreender no campo”.

Fonte: SECOM PMA
Fotos: Roberto Fonseca

Related posts

Juazeiro: Mercado do Produtor é o segundo do país em comercialização

Fulvio Bahia

Semob inicia vistorias de veículos de transporte escolar na capital baiana

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Definido o cronograma das escutas para aplicação da Lei Paulo Gustavo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais