MunicípiosServiços

Alagoinhas: Prefeitura inaugura o Centro Especializado para a População em Situação de Rua

Na manhã da última sexta-feira, (01), Alagoinhas celebrou um marco significativo na sua busca por inclusão e assistência à população em situação de rua, com a inauguração do primeiro Centro POP (Centro Especializado para a População em Situação de Rua) no município. A iniciativa foi realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), e visa oferecer acolhimento e auxílio às pessoas em vulnerabilidade social.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30, o Centro Pop está localizado estrategicamente ao lado da unidade de acolhimento de saúde, da Defensoria Pública e do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), integrando-se às redes de serviços sociais da cidade, trabalhando em colaboração para consolidar os direitos da população em situação de rua.

Apresentando uma estrutura acolhedora, o novo Centro POP oferece diversos benefícios para aqueles que são considerados em situação de rua. Entre eles estão o aluguel social imediato, a concessão de passagens para retorno à sociedade de origem e direito à alimentação diária com café, almoço e jantar. Além disso, oferece local seguro para o armazenamento de pertences, com vestiário e banho, para que essas pessoas possam se higienizar antes de seguir para sua cidade de origem ou aguardar a obtenção dos benefícios.

A inauguração foi marcada por um delicioso buffet, que incluiu doces, salgados e café, além de um show musical, tornando o evento ainda mais especial. Autoridades estiveram presentes, incluindo a deputada estadual e primeira-dama Ludmila Fiscina, o Padre Betinho, o secretário de Educação Gustavo Carmo, a sub-secretária municipal de Educação Keite Maria, o secretário de Governo, João Rabelo, o secretário de relações institucionais, Noberto Alves, o ouvidor do município David Ribeiro, o secretário de Comunicação, Márcio Gomes e o vereador Edy da Saúde.

O secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, enfatizou a importância da iniciativa e expressou a expectativa de que o Centro POP contribuirá para a reintegração desses indivíduos na sociedade: “É um ganho muito grande para Alagoinhas, pois estamos abrindo um equipamento específico para essa população, visando garantir a ampliação de seus direitos e, sobretudo, o mais importante, o processo de autonomia e emancipação para as pessoas em situação de rua”, afirmou.

Fonte: SECOM PMA
Foto: Roberto Fonseca

Related posts

Feira de Santana: Comitê de Enfrentamento às Arboviroses com foco na dengue é retomado no município

Fulvio Bahia

Barreiras: Nota da Secretaria Municipal de Saúde sobre o cadastro InvestSUS para o piso salarial dos profissionais de enfermagem

Fulvio Bahia

Juazeiro: Prefeitura anuncia programação voltada para conscientização e combate da Tuberculose

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais