Ação SocialAssembleia Legislativa da BahiaCulturaLiteratura

Alba: Escola do Legislativo repagina estante de livros do programa “ALBA na Leitura”

A iniciativa, permite a servidores e visitantes do Parlamento estadual desfrutarem gratuitamente de uma gama de obras literárias.

A Assembleia Legislativa repaginou a estante de livros do Programa ALBA na Leitura, que fica localizada ao lado da entrada do refeitório da Casa, ponto estratégico por onde diariamente transitam centenas de pessoas. A iniciativa, que permite a servidores e visitantes do Parlamento estadual desfrutarem gratuitamente de uma gama de obras literárias, tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e proporcionar um ambiente acolhedor e culturalmente rico para o público em geral.

A estante de livros, que cumpre a função de uma espécie de biblioteca livre, ganhou plotagem com identidade visual pensada para atrair a atenção de leitores e potenciais leitores. Na arte, instruções foram listadas em quatro tópicos a fim de orientar retirada, devolução e doação das obras. Conforme ressaltou a coordenadora do Programa ALBA na Leitura, Juliana Melo, não existe prazo definido para devolução, assim como não há restrições quanto ao tipo de obra a ser doada.

“Existe aqui um voto de confiança para o ser humano. Não há um controle no sentido de qual obra doar. Podem ser livros técnicos ou literários; podem ser livros grifados e marcados, desde que não comprometa a leitura. A gente só não aceita xerox ou qualquer tipo de cópia que configure pirataria. Já para fazer a retirada, basta a pessoa, que se identificou com alguma obra pegar e levar com ela para ler. É tudo de graça, só tem que devolver depois”, afirmou.

A repaginação da estante de livros faz parte do conjunto de 15 ações comemorativas pelo aniversário de 15 anos da criação da Escola do Legislativo da ALBA. Somente este ano, quase 400 livros já foram disponibilizados na estrutura, mais da metade da quantia contabilizada no ano passado, que chegou a 600 exemplares em circulação. O Programa ALBA na Leitura conta ainda com livros que foram publicados pela própria Assembleia Legislativa da Bahia, por meio de projetos como o ALBA Cultural. Atualmente, na estante é possível encontrar livros que abrangem diversos gêneros literários, incluindo ficção, não ficção, biografias, romances, clássicos da literatura, além de obras técnicas e acadêmicas.

A estante de livros foi inaugurada em 2017, por sugestão do superintendente de Recursos Humanos (SRH) da ALBA, Francisco Raposo, que à época conheceu o projeto durante visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Segundo Chico Raposo, como é conhecido entre os servidores, a possibilidade das pessoas terem acesso a livros de forma prática e gratuita é importante para ajudá-las a se interessarem pela leitura.

“Achei aquele equipamento na Assembleia Legislativa de São Paulo muito interessante. Trouxemos a ideia pra cá como forma de difundirmos essa parte cultural, principalmente dos livros que são lançados na Assembleia. Foi uma forma de estimular o servidor a ler mais. Muitas vezes é possível encontrar aqui obras que não se encontram nem em sebo. A ideia foi meramente cultural e vejo que está sendo bem desenvolvida. Além disso, quem tem livro em casa que já leu e não pretende guardar, pode trazer e doar, para que outras pessoas também possam vir a ler”, afirmou Raposo.

Qualquer pessoa pode retirar um livro da estante, sem burocracia ou prazos definidos para a devolução. A confiança e o respeito mútuo são os princípios que norteiam essa iniciativa, que não estabelece penalidades em caso de esquecimento. O compromisso da ALBA de levar o livro até o leitor pode, inclusive, ajudá-lo a superar a falta de tempo e dinheiro, e todas as outras limitações da vida urbana que atrapalham as pessoas de adquirirem o hábito de ler.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: CarlosAmilton/AgênciaALBA

Related posts

Instituto de Cegos da Bahia realiza atendimentos gratuitos para prevenção ao retinoblastoma neste sábado, 21

Fulvio Bahia

Salvador terá programação extensa voltada ao combate da exploração e abuso sexual infantojuvenil

Fulvio Bahia

Eunápolis – Defensoria consegue medicamento de alto custo para pré-adolescente com problemas graves de pele

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais