Assembleia Legislativa da BahiaEducação

ALBA: Estudantes tem aula de cidadania na Assembleia

Nesta semana, 100 estudantes visitaram a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) no âmbito do programa A Escola e o Legislativo, executado pela Escola do Legislativo. A iniciativa tem o objetivo de aproximar o Parlamento da sociedade e estimular a participação política e o exercício da cidadania.

Na última quarta-feira (30), pela manhã, foi a vez de 50 alunos da Escola Municipal Oscar da Penha, do bairro Cajazeiras VI, visitarem as estruturas da ALBA. Pela tarde, a visita foi de outros 50 discentes da Escola Municipal Professor Afonso Temporal, do bairro de Valéria, em Salvador.

Para Meires Ramos, professora e vice-diretora da Escola Municipal Professor Afonso Temporal, a visita pedagógica da comunidade estudantil desperta, nas crianças e adolescentes, fortalece a noção de responsabilidade e estimula o exercício da cidadania. “Esse projeto de aproximar esses pequenos cidadãos da Assembleia Legislativa é de fundamental importância. Há um tempo atrás, esse contato aqui com o Legislativo era uma realidade bem distante. Isso é muito importante, porque vai fortalecendo nos estudantes o senso crítico”, contextualizou a vice-gestora.

Enquanto a coordenadora do programa, Laura Ramos, falava das competências dos três poderes da República, a professora observava a interação dos estudantes diante do conteúdo apresentado. “Eles respondem com segurança quando questionados sobre o que falta no bairro onde moram e sabem indicar quem são os gestores responsáveis. Isso ajuda na formação de cidadãos conscientes dos seus direitos”, apontou a docente.

O grupo formado por estudantes do 4º e 5º ano conheceu o funcionamento do Legislativo estadual e visitou espaços como a galeria do Plenário Orlando Spínola, o Memorial e a Biblioteca Aloysio da Franca Rocha. Os alunos foram recepcionados no Plenarinho, onde tiveram palestras a respeito da importância do Legislativo, esta proferida pela coordenadora Laura Ramos, e da estrutura da Casa, conduzida pela servidora Marilanja Pereira.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: Divulgação

Related posts

Termina nesta sexta aplicação de provas para avaliar educação básica

Fulvio Bahia

Polos Criativos Boca de Brasa iniciam atividades com inscrições para oficinas

Fulvio Bahia

Especialistas pedem revogação do novo ensino médio

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais