Ação SocialAssembleia Legislativa da BahiaBahiaCombate à FomePolítica

ALBA: Frente Parlamentar de Combate à Fome é lançada

Presidente do colegiado, a deputada Maria del Carmen (PT) explicou que a tarefa é a elaboração de um plano de ação, com a finalidade de garantir alimentação adequada para a população.

Com a presença de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e do poder público, foi instalada, na tarde da última terça-feira (24), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Combate à Fome na Bahia. Proposto pela deputada Maria del Carmen (PT), o colegiado tem como objetivo discutir, implantar e acompanhar as ações de combate à fome na Bahia.

Além da proponente, compuseram a mesa os deputados Matheus Ferreira (MDB), Ludmilla Fiscina (PV) e Fátima Nunes (PT); a representante do Movimento de Pequenos Agricultores, Leila Santana; do Conselho Pastoral da Pesca, Marla da Conceição Pereira; do Ekedi da Casa BCA/UFRB, Denise Rodrígues; do Consea Nacional, Edgard Moura; do Consea Estadual, Débora Rodrigues; da Ação Social Arquidiocesana, Pe. José Carlos; da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Wagner Rodrigues; do Quilombo Engenho da Ponte, Maria Abade; da Rede de Mulheres Negras(Abaiomy), Suzana Batista; da Articulação Nacional da Agroecologia, Carlos Eduardo; da Banquetaço, Lucineide Leal; e do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), Agnaldo Pataxó Hahahã. Representaram o Executivo, Tiago Pereira, coordenador do Programa Estadual de Combate a Fome; e a secretárias estaduais de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e de Política para as Mulheres (SPM), Fabya Reis e Elisângela Araújo, respectivamente.

AÇÃO

No evento, Maria del Carmen explicou que a Frente Parlamentar da ALBA tem como tarefa a elaboração de um plano de ação, com a finalidade de garantir alimentação adequada para a população baiana, discutir mecanismos inovadores de garantia de acesso da sociedade civil às políticas públicas de distribuição de alimentos, e realizar o levantamento de como está sendo feito o acompanhamento nutricional das crianças nas escolas e creches estaduais.

“Com a Frente Parlamentar de Combate à Fome vamos saber em que nível de segurança alimentar a população se encontra e, assim, formular projetos de políticas públicas, para garantir que os baianos e baianas, de todos os municípios, tenham acesso às três refeições diárias”, afirmou.

Voltar a sair definitivamente do Mapa da Fome é o que deseja a parlamentar com sua iniciativa. “Não é possível que em um país campeão na produção de proteína animal e em exportação de grãos, tenhamos, ainda, 33 milhões de brasileiros sem a garantia de um prato de comida”, disse.

RECONSTRUÇÃO

Nas falas, os palestrantes lamentaram o desmantelamento, na gestão anterior, dos programas sociais e conselhos implantados nos governos Lula e Dilma Rousseff, – como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) – e apontaram a presença do racismo social na incidência da fome na |Bahia e no Brasil.

Segundo Leila Santana, do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), na Bahia  existem cerca de dois milhões de pessoas que passam fome e a solução para o problema somente será possível com ações estruturantes de fortalecimento da agricultura familiar e uma política agrária inclusiva.
Para ela, a Frenteé um ato político de afirmação e compromisso coletivo com adiversidade, “porque quem passa fome, hoje, tem corpo, tem região, tem estado, tem classe social. A gente precisa produzir alimentos do estado. Enfrentar a luta pela terra, fazer a luta e afirmação dos territórios, com respeito à diversidade e acessar a água”, pontuou.

PASSIVO HISTÓRICO

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o coordenador do Programa de Combate à Fome do Governo do Estado, Tiago Pereira, informou que, na maioria dos estados brasileiros, o índice de insegurança alimentar acontece na zona rural, sendo que, na Bahia, é maior nos perímetros urbanos. Esses dados se devem, segundo ele, às políticas públicas desenvolvidas pelo governo petista na Bahia, nos últimos 16 anos, a exemplo dos programas Água Para Todos, Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida, entre outros.

Pereira elogiou a iniciativa da deputada Maria del Carmen, falou da expectativa em torno da gestão do governador, por conta do passivo histórico do poder público com a sociedade. “Nesses cinco meses a gente não tem medido esforços para que a política pública consiga, de fato, atender os anseios da população”, afirmou.A composição da Frente Parlamentar de Combate à Fome tem a deputada Maria del Carmen (PT) como presidente; Neusa Cadore (PT), vice-presidente;Matheus Ferreira, secretário; e contará com quatro representantes da sociedade civil.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA

Related posts

Salvador registra aumento do registro de notificações, denúncias e apreensões de sucatas em 2023  

Fulvio Bahia

Jequié: Prefeitura divulga chamamento público para bandas, músicos e artistas locais para possível apresentação no São João 2024

Fulvio Bahia

Governador se reúne com representantes de entidades do campo para traçar ações de fomento

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais