Assembleia Legislativa da Bahia

ALBA inicia ajustes para ampliar processo de transparência pública

De acordo com o presidente Adolfo Menezes é necessário não só disponibilizar informações para a sociedade, mas também para estimular o acesso e o uso dessas informações.

A Assembleia Legislativa da Bahia ampliará ainda mais o grau de transparência de todos os seus processos administrativos e legislativos, além de facilitar o acesso às informações para os cidadãos, conforme preconiza o Programa Nacional de Transparência Pública, iniciativa da Associação dos Membros do Tribunal de Contas do Brasil, em parceria com o Tribunal de Contas da União e o Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso.

A determinação do presidente Adolfo Menezes é de publicizar todos processos internos, licitações, contratos, convênios e todas as rotinas respeitando os limites da privacidade individuais.De acordo com o presidente da ALBA, a transparência pressupõe uma conduta proativa da Administração Pública, “não só para disponibilizar informações para a sociedade, mas também para estimular o acesso e o uso dessas informações”, complementou.

O deputado Adolfo Menezes lembra que não basta estar à disposição dos usuários as informações, mas também que sejam disponibilizadas ferramentas que incentivem o cidadão a acessá-las. “No último levantamento feito pela Transparência Internacional nós ficamos entra as dez Casas Legislativas mais transparentes do Brasil. Portanto, temos um espaço grande para avançarmos”, ressaltou.


Ele designou para supervisionar o trabalho de ampliação – e de facilitação do acesso aos dados – ao auditor-chefe Ailton Cezarino, em um esforço coordenado pela Auditoria Interna da Casa. A iniciativa deve melhorar a posição da ALBA no ranking de transparência pública aferido pela ONG Transparência Internacional, secção do Brasil, no exercício passado, pois o foco será na direção da abertura total das informações, sendo o conceito de “transparência” a regra, o critério, que norteará a difusão das informações do Legislativo através do portal, redes sociais e demais meios de comunicação da Assembleia.


No Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP) apurado pela Transparência Internacional, a ALBA ficou em décimo lugar entre as 27 casas legislativas do Brasil, resultado divulgado no último dia 25 de maio, obtendo 46 pontos, uma colocação classificada como “regular” e o objetivo é galgar a classificação de “bom”, obtida apenas por quatro Casas Legislativas em todo o Brasil. Esse esforço envolverá todos os setores administrativos e finalísticos da ALBA, atendendo também a demandas do Programa Nacional de Transparência Pública.


Nas duas últimas semanas, o auditor Ailton Cesarino se reuniu com todos os setores da Assembleia levantando os dados que serão melhor dispostos em todos os canais de comunicação com os cidadãos que o Legislativo da Bahia possua: “A grande maioria das informações já está à disposição do público – mas é necessário ter um acesso mais fácil para todos, como prega o moderno conceito de transparência. E será justamente este o nosso trabalho”, completou.


Ailton Cezarino disse ainda que conta com a colaboração de todos os setores administrativos da Casa, inclusive dos gabinetes dos deputados, e o apoio integral da Mesa Diretora. “Vamos trabalhar em parceria com todos os servidores e ainda esta semana será distribuída uma Comunicação Interna para que cada setor saiba qual a informação precisaremos disponibilizar”, completou.

Fonte: ASCON ALBA
Foto: VannerCassaes/AgênciaALBA

Related posts

Fabíola Mansur destaca participação ativa das mulheres na política durante I Encontro de Vereadoras da Região de Irecê

Fulvio Bahia

ALBA: Dia Mundial da Luta pela Reforma Agrária é celebrado em sessão especial na Assembleia

Fulvio Bahia

Histórico! Alba aprova primeiro projeto de lei de iniciativa da Defensoria da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais