Assembleia Legislativa da BahiaBahiaPolítica

Alba: Plenário aprova cinco Projetos por unanimidade

Matérias foram votadas após entendimentos entre as lideranças da Casa Legislativa.

Nesta terça-feira (30), o plenário da Assembleia Legislativo aprovou cinco projetos de lei, por unanimidade. Duas das proposições estavam tramitando em regime de urgência e tratavam da segurança pública, mas o que garantiu a máxima celeridade dos trabalhos foi o entendimento entre os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (UB), levando a uma ampla dispensa de formalidades regimentais.

O oposicionista ocupou a tribuna para encaminhar favoravelmente os projetos 24.868 e 24.876 do Poder Executivo, por terem como meta melhorar a segurança pública na Bahia. “Não fazemos oposição crítica, ferrenha, do quanto pior melhor”, disse, pouco depois de criticar a falta de reajuste para setores do magistério. Em relação às duas matérias, afirmou que sua bancada seria favorável, apesar das proposições promoverem a criação de centenas de novos cargos em comissão.

Pouco antes das 16h, Rosemberg Pinto e Alan Sanches anunciaram ao presidente dos trabalhos, Marcelinho Veiga (UB), que suas bancadas não utilizariam mais os horários regimentais que ainda havia na sessão, fazendo que a ordem do dia fosse antecipada em duas horas. Foi a vez do presidente Adolfo Menezes retornar ao seu posto e iniciar o processo de votação.

O PL 24.876 começou a ser apreciado com a leitura do parecer pelo relator, Luciano Araújo (SD). A matéria procura aperfeiçoar a estrutura da Polícia Civil, de modo a possibilitar que sua atuação institucional seja com os órgãos integrantes do Sistema Único de Segurança Pública e o Sistema Estadual de Segurança Pública. Apesar de não ter recebido emendas, o parlamentar apresentou modificação de sua própria lavra visando atualizar o Art 2º da Lei 11.370/09. A iniciativa vai representar um acréscimo de R$4,48 milhões para este ano e R$6,73 milhões, em 2024 e 2025, com despesa de pessoal.

A outra matéria que estava em urgência foi o PL 24.868, que, entre outras mudanças, cria 240 cargos em comissão extingue 13. O relator foi Felipe Duarte (PP), que votou pela aprovação do texto integral e foi seguido à unanimidade.

REAJUSTE

Os três últimos projetos apreciados trataram dos reajustes dos servidores efetivos, cargos em comissão e funções gratificadas da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Todos os mandatários dessas instituições propuseram o mesmo percentual de 4% proposto pelo governador Jerônimo Rodrigues para o Executivo. Os reajustes serão retroativos a fevereiro deste ano.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

Related posts

Farmácias do SUS vão ter que divulgar estoques de remédios, aprova Senado

Fulvio Bahia

Pesquisador afirma que Forças Armadas tem responsabilidade política por atos do 8/1

Fulvio Bahia

Eleições2024: TJBA decreta prisão preventiva de Geovane Santos, pré-candidato a vereador pela oposição em Catu

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais