Assembleia Legislativa da BahiaMobilidade UrbanaPolítica

ALBA: promulgada lei que institui política de incentivo ao uso de bicicleta na Bahia

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes, promulgou a Lei nº 14.663, de 9 de abril de 2024, que institui a política de incentivo ao uso da bicicleta na Bahia. O texto foi aprovado no plenário do Legislativo baiano em outubro do ano passado, encaminhado ao Executivo para sanção e devolvido para promulgação neste mês de abril.

De autoria do deputado Euclides Fernandes (PT), a nova lei incentiva o uso da bicicleta como forma de mobilidade urbana e tem como objetivo proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, por meio da priorização dos modos de transporte coletivo e não motorizado.

De acordo com o texto, a implementação da política garantirá o desenvolvimento de atividades relacionadas com o sistema de mobilidade cicloviária e de pedestres, bem como a promoção de ações e projetos em favor de ciclistas, pedestres e cadeirantes a fim de melhorar as condições para o deslocamento. A norma prevê também a melhoria da qualidade de vida na cidade, por intermédio de ações que favoreçam o caminhar e o pedalar, a eliminação de barreiras urbanísticas aos ciclistas e cadeirantes, a integração da bicicleta ao sistema de transporte público existente e a promoção de campanhas educativas voltadas para o uso da bicicleta.

No Artigo 3º, a lei ainda aponta como objetivos possibilitar o aumento da consciência dos efeitos indesejáveis da utilização do automóvel nas locomoções urbanas, reduzir o uso do automóvel nas viagens de curtas distâncias e o aumento de sua ocupação, estimular o uso da bicicleta como meio de transporte alternativo, criar atitude favorável aos deslocamentos cicloviários, promover a bicicleta como modalidade de deslocamento urbano eficiente e saudável, estimular o planejamento espacial e territorial com base nos deslocamentos cicloviários, incentivar o associativismo entre os ciclistas e usuários dessa modalidade de transporte e estimular a conexão com outras cidades, por meio de rotas seguras para o deslocamento cicloviário, voltadas para o turismo e o lazer.

Ao justificar a proposição da lei na ALBA, o deputado Euclides Fernandes argumentou que é cada vez mais comum o uso da bicicleta como modalidade de transporte nas cidades brasileiras, especialmente naquelas onde a topografia favorece o uso do equipamento. “É um meio eficaz para os deslocamentos de pequena distância, traz benefícios para a saúde do cidadão e para o ambiente, possibilitando a melhoria da qualidade de vida nas cidades”, enfatizou.

O parlamentar frisou que o uso eficiente da bicicleta como modalidade de transporte urbano é bastante viável no estado da Bahia e, em muitas cidades, ela já faz parte da paisagem urbana. “Além disso, é um equipamento acessível a quase toda a população, devido ao preço compatível com a baixa renda média do brasileiro. Infelizmente, poucas foram as ações de incentivo ao uso da bicicleta como modalidade de transporte público, o que atenderia a uma parcela considerável da população que precisa se deslocar diariamente para o trabalho, estudo ou mesmo lazer”, defendeu Euclides Fernandes.

Fonte: ASCOM ALBA
Foto: Divulgação

Related posts

Presidente do Cidadania celebra relançamento da chapa Bruno Reis e Ana Paula para eleição de 2024: “em time vencedor não se mexe”

Fulvio Bahia

Justiça determina retirada de vídeo em que Lula pede votos para Boulos

Fulvio Bahia

CPMI promete ir ao STF se Dino não liberar imagens de 8 de janeiro

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais