Após quase duas horas de sabatina, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na manhã desta segunda-feira (06), por unanimidade, o parecer da deputada Ivana Bastos (PSD) que recomenda o nome da ex-primeira-dama do Estado, Aline Peixoto, para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Nesta segunda à tarde, o colegiado vai sabatinar o outro postulante à vaga, o ex-deputado Tom Araújo. A decisão final ocorrerá no plenário da Casa, o que está previsto para ocorrer na quarta-feira (08).
Antes de ser sabatinada pelos deputados, a ex-primeira-dama fez um breve pronunciamento e se emocionou ao citar “uma série de ataques de cunho pessoal” que, segundo ela, sofreu desde que colocou seu nome na disputa pela vagado TCM. Para Aline Peixoto, tentaram desqualificá-la pelo fato dela ser mulher e esposa do ex-governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil.
“Quando meu nome foi colocado para apreciação da ALBA, como postulante ao cargo de conselheira do Tribunal de Contas, passei a ser alvo, sistemático, de uma série de ataques”, disse ela, com a voz embargada. “Críticas são normais na democracia e eu as aceito tranquilamente, ainda que discorde delas. O problema maior é que muitas dessas críticas foram de cunho pessoal, verdadeiras agressões a uma mulher”, acrescentou.
Logo depois, ela falou sobre suas prioridades no TCM caso tenha o nome aprovado pela maioria dos deputados. “Pretendo fazer uma aproximação dos gestores municipais com o Tribunal para que possamos mudar esse perfil punitivo e passemos a adotar mais um caráter educativo”. Aline acrescentou que planeja, inclusive, criar, em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), uma escola de contas no Estado e fazer um trabalho itinerante de consultoria com prefeitos e servidores municipais.
ACORDODE LÍDERES
Logo após ao pronunciamento da postulante à vaga no TCM, teve início a sabatina feita pelos deputados. Os líderes da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), da minoria, Alan Sanches(UB), fizeram um acordo para que somente cinco deputados de cada bancada fizessem os questionamentos durante a sessão.
Da parte da bancada da maioria, sabatinaram a candidata os deputados Nelson Leal (PP), Vitor Bonfim (PV), Fabíola Mansur (PSB), Paulo Rangel e Robinson Almeida (PT). Da oposição, falaram Tiago Correia(PSDB), Robinho (UB), Sandro Régis (UB), Luciano Simões (UB) e o próprio Alan Sanches.
Fonte / Fot: ASCOM ALBA