CulturaTeatro

Alteridade e identidade são temas de experimento da universidade LIVRE do teatro vila velha

Comemorando 10 anos do projeto de formação para atuantes da cena, a LIVRE investiga questões de formação da identidade coletiva: “Quem somos? O que nos forma? Qual a nossa relação com o outro?”; essas e outras perguntas fazem parte dos questionamentos que nortearam a investigação para o Experimento 11.1 ALTERIDENTIDADES da universidade LIVRE do teatro vila velha. Neste processo, a 10ª turma do projeto de formação de atuantes mergulha na temática das alteridades, esgarçando complexidades da formação da identidade brasileira e a busca pela compreensão e aceitação do outro.

Com condução do diretor artístico do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles, os participantes foram provocados a discutir as questões relacionadas à alteridade a partir de exercícios de improvisação e criação coletiva. Além da compreensão cênica, a turma construiu de maneira orgânica e circular a dramaturgia do experimento, levando para cena vivências e reflexões individuais que reverberam na coletividade.

Durante o processo, os participantes tiveram a oportunidade de investigar suas próprias experiências e visões de mundo, buscando compreender como suas identidades individuais se relacionam com o contexto social e como essas interações podem influenciar a formação da identidade coletiva.

A turma também aprimorou outros aspectos fundamentais da expressão artística. A voz, por exemplo, foi trabalhada em conjunto com a artista chilena Claudia Mazzo, que orientou os participantes a explorarem suas vozes como um instrumento poderoso de comunicação e expressão. Já os instrumentos percussivos foram explorados em parceria com o percussionista Bira Monteiro, que proporcionou aos participantes uma imersão nos ritmos e sonoridades que permeiam a cultura brasileira. E, por fim, a dança afro foi abordada por meio do trabalho do dançarino Negrizu, que guiou os participantes em uma jornada de exploração corporal, destacando a importância da conexão com as raízes ancestrais.

SOBRE A LIVRE

A universidade LIVRE do teatro vila velha é um programa de formação de atores e atrizes que tem a duração de três anos. Em 2023, a 10ª turma tem como foco central de estudo e investigação a temática das identidades brasileiras. Através de um percurso formativo intenso e colaborativo, os participantes são convidados a explorar as complexidades e nuances que compõem a diversidade e pluralidade da identidade nacional.

Com a orientação de profissionais renomados das artes cênicas, a universidade LIVRE oferece uma imersão profunda no fazer teatral, proporcionando aos participantes uma formação sólida e abrangente em diversos aspectos que compõem a cena. O programa incentiva o diálogo, a reflexão e o debate sobre questões sociais, culturais e políticas que permeiam o contexto brasileiro, contribuindo para uma compreensão mais ampla e crítica dos artistas. Passando ainda por aspectos técnicos de formação nas áreas de produção, comunicação, gestão, iluminação, etc.

SERVIÇO

O QUE: Experimento 11.1 ALTERIDENTIDADES da universidade LIVRE do teatro vila velha

QUANDO: quarta-feira (19/07), às 19h.

ONDE: No Teatro Vila Velha (Av. Sete de Setembro, Passeio Público, Campo GRANDE – Salvador)

VALOR: Pague quanto puder através do pix: livretvv23@gmail.com

Fonte / Imagem: ASCOM TVV

Related posts

Rolê Afro: Prefeitura de Salvador lança 11 roteiros com experiências afrocentradas na capital baiana

Fulvio Bahia

Evento na Academia de Letras da Bahia discute fome e literatura, nesta terça-feira (29)

Fulvio Bahia

Espetáculo teatral ‘Bita e a Imaginação que Sumiu’ chega à capital baiana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais