Câmara Municipal de SalvadorMeio AmbientePreservação AmbientalSustentabilidade

André Fraga comemora a aprovação do PL nº 162/2024

As cooperativas de materiais recicláveis terão isenção e perdão da Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), após a atuação do vereador André Fraga (PV). Aprovado em plenário na última quarta-feira (30), o benefício foi incluído no Projeto de Lei nº 162/2024, de autoria do Executivo Municipal.

De acordo com o vereador, o projeto aprovado trata de ajustes fiscais e tributários, sendo que o Art. 6º é dedicado à remissão, a qual será atribuída exclusivamente aos imóveis onde funcionem cooperativas cadastradas na Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) até o ano de 2023. A cláusula também não garante o direito à restituição de valores já quitados.

A medida, segundo o vereador, atende ao Projeto de Indicação (PIN) nº 291/2023, de sua autoria. Além disso, corrobora outras demandas, como o PIN nº 533/2021, referente à remissão da dívida do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), e os PINs nº 138/2022 e nº 139/2022, que tratam das isenções da Taxa de Fiscalização do Funcionamento (TFF) e do Imposto Sobre Serviços (ISS), respectivamente.

“Tivemos mais uma vitória para a economia circular de Salvador. Apresentamos a proposta ao prefeito Bruno Reis, que acatou nosso pedido, fortalecendo o trabalho de cooperativas e cooperados, que agora podem estruturar melhor seus espaços e atividades. Então, só temos que celebrar esse momento, que é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, enfatiza o parlamentar.

Outras ações

André Fraga atua em favor da reciclagem desde 2020, quando iniciou uma cooperação com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), realizando vistorias em 11 cooperativas cadastradas pela Limpurb. Esse trabalho permitiu um aprofundamento nos principais problemas enfrentados pelas organizações e forneceu base para a elaboração das proposições apresentadas.

Em 2021, o vereador foi uma das vozes que lutaram pela inclusão dos agentes de coleta seletiva entre os primeiros grupos imunizados durante a pandemia de Covid-19. Já em agosto de 2023, seu mandato organizou o I Fórum de Coleta Seletiva, que reuniu 13 cooperativas para debater soluções para a reciclagem na capital baiana.

Fonte: Ascom CMS
Foto: Antônio Queirós

Related posts

‘Lei do Mar’: proposta pode vingar com participação das regiões Norte e Nordeste e comunidades pesqueiras

Fulvio Bahia

Câmara Municipal de Salvador celebra “Mês da Enfermagem”

Fulvio Bahia

Projeto que busca redução da poluição de plásticos é discutido em Salvador

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais