Projeto de construção da ponte não inclui ciclomobilidade e inviabiliza cicloturismo no local.
O vereador André Fraga (PV) cobrou, neste domingo (13), a inclusão de uma ciclovia no projeto da ponte Salvador-Itaparica. O parlamentar esteve na Ilha para participar da quarta edição do Pedal de Integração, organizado pela Escola Edy Bike Salvador. O evento reuniu mais de 40 grupos de ciclismo de toda Região Metropolitana de Salvador (RMS), totalizando 760 participantes que foram transportados pelo ferry-boat.
“Com a possibilidade do ferry ser desativado quando, e se, a ponte Salvador-Itaparica ficar pronta, a ausência de uma ciclovia, além de inviabilizar o cicloturismo e eventos como o pedal, também prejudicará a mobilidade por bicicleta no dia a dia. Como, em 2023, um projeto que beira 12 bilhões de reais já nasce obsoleto?”, destacou Fraga.
Essa não é a primeira vez que o vereador faz essa cobrança. Em 2021, ele protocolou o Projeto de Indicação (PIN) 500/2021, que pede a inclusão de ciclovia no projeto. No mesmo ano, ele também organizou um encontro para discutir o assunto com representantes da categoria de ciclistas e o diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Paulo Henrique de Almeida, que apresentou como motivos para a inviabilidade da construção de ciclovia o declive da estrutura viária, o tempo de travessia e o custo.
“Não podemos deixar que uma obra dessa dimensão avance sem entender se a mobilidade ativa está inclusa neste projeto. Por isso, solicitei à SDE esse momento para que os diversos grupos de bike da cidade trouxessem os principais pleitos da comunidade. Agora, vamos pensar em novas alternativas para que a ciclomobilidade seja incluída na obra”, disse Fraga, na época.
Representante dos ciclistas na Câmara de Vereador, André Fraga também é o autor do Projeto de Lei (PL) 85/2021, que destina 10% das multas de trânsito a serem aplicadas na mobilidade ativa, através do uso de bicicletas. Em dezembro de 2022, o PL foi aprovado por unanimidade e já foi enviado para sanção do prefeito.
Fonte / Foto: ASCOM Vereador André Fraga – PV