BrasilSaúdeVigilância Sanitária

Anvisa renova autorização de vacinas e medicamentos de uso emergencial

Para que sejam fabricados, produtos precisam de registro definitivo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que permite a utilização de medicamentos e vacinas autorizados para uso emergencial durante a pandemia de covid-19. 

Em  nota, a agência destacou que, com o fim da emergência de saúde pública de importância nacional, a norma que estabelecia regras para concessão e manutenção das autorizações de uso emergencial perdeu a vigência.  

Comercialização

“Para que medicamentos e vacinas aprovados por meio dessas autorizações ainda possam ser utilizados, a Anvisa publicou a nova norma, permitindo o uso, a distribuição e a comercialização desses produtos, desde que tenham sido fabricados até o último dia 21 de maio”, esclarece a decisão. 

A nova resolução reconhece que os medicamentos e as vacinas mantêm sua eficácia e segurança e seguem com avaliação positiva na relação benefícios x riscos. Confira a lista abaixo: 

– vacina Comirnaty bivalente BA.1 

– vacina Comirnaty bivalente BA.4/BA.5 

– vacina CoronaVac 

– medicamento Sotrovimabe e Lagevrio (molnupiravir) 

– medicamento Paxlovid (nirmatrelvir + ritonavir) 

Ainda segundo a Anvisa, para que continuem a ser fabricados após 21 de maio, esses produtos precisam ter seu registro definitivo solicitado pelas empresas.  

“Até o momento, as vacinas CoronaVac e Comirnaty bivalente BA.4/BA.5, além do medicamento Paxlovid, já possuem pedido de registro em análise”, finalizou a Anvisa.

Fonte: Agência Brasil | Foto: Canva

Related posts

SineBahia oferece vagas de emprego em Salvador e RMS nesta segunda (13)

Fulvio Bahia

Ginástica: Brasil assegura classificação da equipe feminina para Paris-2024

Fulvio Bahia

Portabilidade do saldo devedor do cartão de crédito começa hoje

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais