BahiaBrasil

Após 57 anos, ferrovia entre Minas Gerais e Bahia será reativada

Trajeto fará a ligação entre Caravelas, no Sul da Bahia, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha

Cerca de 500 quilômetros da Ferrovia Bahia-Minas serão recuperados após 57 anos. Com isso, o trecho que liga os dois estados via trilhos será reativado.

O trajeto, segundo a Comissão Pró-Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), fará a ligação entre Caravelas, no Sul da Bahia, e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha.

Dos 500 quilômetros da linha, 400 estão em território mineiro e 100 na Bahia. A estrada de ferro vai passar pelas mesmas cidades que a antiga ferrovia, criada em 1881.

Os investimentos serão da ordem de R$ 12 bilhões e as obras terão início assim que concluídos os processos de licenciamento ambiental. A empresa Multimodal Caravelas (MTC) é responsável pelo projeto.

Letra de música

A ferrovia Minas-Bahia serviu de inspiração para Milton Nascimento compor, juntamente com Fernando Brant, a canção Ponta de Areia, lançada em 1975.

“Ponta de Areia, ponto final. Da Bahia-Minas, estrada natural que ligava Minas ao porto, ao mar. Caminho de ferro mandaram arrancar, velho maquinista com seu boné”, diz o trecho da canção.

Fonte: iBahia | Foto: Divulgação Seinfra

Related posts

Prêmio de Boas Práticas alcança 218 projetos inscritos na edição 2023

Fulvio Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues participa da abertura do VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas

Fulvio Bahia

BNDES Garagem 2024 lança 1º ciclo gratuito de apoio a 100 empreendedores e startups, com prêmios de até R$ 150 mil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais