Uma rua de Stavanger, cidade histórica e rica em petróleo do sudoeste da Noruega, ganhou um toque baiano. Isso porque o artista visual soteropolitano Yosh José pintou um mural de cerca de 13 metros em um prédio chamado de Grand Villa, que recebe pessoas de vários lugares do mundo para passar uma temporada. Ele realiza este trabalho após expor suas obras em duas mostras em Oslo: a Ancestral Graphics, que ficou em cartaz no Nordic Black Theatre, e Ancestral Meetings, no Goethe Institut do centro cultural, científico, econômico e governamental do país europeu.
A atmosfera de um porto marítimo tradicional de Stavanger foi a inspiração para o trabalho de Yosh, que tem suas obras marcadas por traços inspirados na cultura afro-brasileira. “A Noruega tem uma ligação forte com o mar, era pelo mar que se faziam os trajetos. Então, eles são bons com pesca, em construção de barcos. Busquei referências marinhas, além de aves que circulam no entorno”, disse.
Ao Alô Alô Bahia, ele contou que a execução do mural durou uma semana, além de falar da importância do país para o seu lado artístico: “Morei na Noruega de 2005 a 2007. O país tem uma importância fundamental para o meu trabalho, pois foi na Noruega que minha identidade visual surgiu naquela época”.
Fonte: Alô Alô Bahia | Foto: Reprodução Redes Sociais