Associação de Produtores Teatrais Independentes oferece orientação gratuita para profissionais de todo o Brasil com projetos em teatro que necessitam de consultoria em diversas áreas, com o intuito de fortalecer o setor.
Devido ao sucesso e grande procura a APTI (Associação dos Produtores Teatrais Independentes) abre novas turmas para o programa de mentoria gratuita para produtores teatrais de todo o Brasil com o intuito de fortalecer o setor. Os produtores teatrais interessados em obter uma consultoria gratuita deverão inscrever seus projetos pelo site https://www.apti.org.br/.
As orientações serão de formação práticas e focadas nas particularidades de cada proposta, e os consultores são membros da APTI e profissionais de referência no mercado em cada uma das áreas abordadas.
Após as inscrições, será feita uma triagem dos projetos e os produtores selecionados poderão agendar consultorias de até duas horas em cinco linhas de interesse:
- Inscrição de projetos em Editais;
- Inscrição de projetos em Leis de incentivo;
- Apresentando um projeto para o mercado / Captação;
- Divulgação e formação de público;
- Execução administrativa e prestação de contas.
De acordo com a associação, a demanda por essa estruturação se tornou mais latente após a implementação da Lei Aldir Blanc, quando produtores, artistas e agentes culturais sentiram necessidade de profissionalizar seus projetos para concorrer a editais, leis e demais ações de incentivo à cultura.
A APTI também identificou a necessidade de apoio aos produtores na etapa de prestação de contas. Segundo a entidade, muitos agentes foram premiados ao longo dos últimos anos, mas não souberam finalizar seus projetos na hora da prestação de contas.
A associação recebe constantemente solicitações de profissionais de todo Brasil buscando auxílio para inscrição em editais. Para começar a atender esses pedidos, técnicos associados promoveram uma live, em outubro de 2020, com um produtor, um advogado e um representante da Secretaria de Cultura do Estado para explicar o funcionamento do edital da Lei Aldir Blanc, além de uma rodada de tomada de dúvidas.
Em atividade desde 2008, a APTI é uma associação sem fins lucrativos ou econômicos e apartidária, que tem a finalidade de promover a representação dos produtores de espetáculos teatrais perante órgãos públicos e privados. Seu objetivo é garantir, divulgar e incentivar o exercício da produção teatral no país.
Durante a pandemia da Covid 19, o Fundo Marlene Colé, criado pela APTI, promoveu ações para arrecadar fundos para ajudar os profissionais das artes cênicas que estavam parados durante o isolamento social. Agora, a APTI volta suas ações para formação, pesquisa e valorização da produção teatral, e do produtor independente. O Fundo Marlene Colé realizou mostras on-line, palestras e ações de auxílio que permitiram distribuir 970 cartões de Vale Refeição e mais de 6,4 mil cestas básicas, beneficiando 7.380 famílias.
Além do programa de mentoria, a APTI prepara uma pesquisa sobre o setor cultural e a criação de um prêmio para produtores de teatro de todo Brasil, que serão divulgados em breve.
Sobre os mentores:
As mentorias serão aplicadas por pessoas com amplo e contínuo trabalho no mercado e com atuação diversas áreas, como:
André Acioli – Formado como ator, atualmente realiza trabalhos como curador artístico, gestor de equipamentos culturais (Teatro Vivo e Teatro Porto), direção e produção teatral. Desde 2021, está como presidente da APTI.
Dani Angelotti – Diretora da Cubo Produções e vice-presidente da APTI. Além de suas produções em mais de 50 espetáculo teatrais, trabalha com gestão de projetos para outras produtoras, realizando inscrição em Leis de Incentivo à Cultura e editais, coordenação administrativa e prestação de contas. É parecerista e membro de comissão de diversas leis de incentivo e editais no Brasil.
Henrique Benjamin – Diretor da Benjamin Produções, com 13 anos de experiencia, tem como foco divulgar o teatro como agente cultural e informativo, incentivando a cultura nas suas mais diversas formas, levando à cena textos inteligentes e instigantes através de montagens cuidadosas, cercado de profissionais qualificados.
Cenne Gots – Produtora, administradora, gestora financeira e consultora de projetos culturais há mais de 20 anos. Está à frente da MCG Produções desde 2005, trabalhou em mais de 40 projetos culturais realizados com diversas companhias e Instituições culturais. É graduada em ciências econômicas, especializou-se em Leis de Incentivo à Cultura. Por 4 anos foi titular da bancada de artes cênicas da CNIC. Fez parte da diretoria da Cooperativa Paulista de Teatro e da Associação dos Produtores Teatrais Independentes.
Sonia Kavantan – Produtora Cultural, Socióloga e Pedagoga com mais de 35 anos de experiência. É sócia da Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais Ltda e da LS – Gestão e Comunicação Cultural Ltda. Trabalha com consultoria, formação, coordenação, execução, programação e produção cultural. Ministra inúmeros cursos, oficinas e palestras sobre incentivos fiscais à cultura e produção. Atua ainda como analista de projetos para a área pública e privada.
Adriana Balsanelli – Graduada em Comunicação Social, atua como assessora de comunicação em projetos focados em cultura/entretenimento. Atualmente é responsável pela assessoria de imprensa do Teatro Porto, possui experiência em gestão de projetos culturais em instituições como; British Council Brasil, Casa das Caldeiras, Sesi-SP, em festivais como; FilteBahia – Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias, Phenomena Festival de Cinema, Bienal Sesc de Dança, FIT Rio Preto, e grupos de teatro como; Grupo Tapa, Grupo XIX de Teatro, além de diversos espetáculos teatrais.
Claudio Fontana – Ator e produtor teatral. Estreou na Globo em Deus nos Acuda, de Sílvio de Abreu (1992) e logo despontou na emissora. Também esteve em Fera Ferida (1993), As Pupilas do Senhor Reitor (1994), gravou Ciranda de Pedra (2008), entre outros trabalhos. Depois foi para Record e participou de Rei Davi, entre 2011 e 2012. Atualmente tem focado seu trabalho como produtor teatral, além de atuações nos palcos.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Jonatas Marques