O encontro internacional ArquiMemória 6, considerado o maior e mais importante fórum de debate sobre a preservação do patrimônio edificado no Brasil, reunirá entre os dias 5 e 8 de novembro em Salvador profissionais atuantes nas mais diversas áreas da Arquitetura e do Patrimônio – professores, estudantes, pesquisadores dirigentes e técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais, arquitetos, urbanistas e profissionais liberais atuantes nas áreas de preservação e patrimônio cultural. Nos dias 05, 06 e 07 o ArquiMemória 6 será realizado no Senai/Cimatec e no dia 08 na Faculdade de Arquitetura da UFBA pela manhã e na Reitoria da UFBA pela tarde. A estimativa é de 700 participantes.
Nesta sexta edição, o tema central é “Democracia, Diversidade e Reconstrução”. Iniciativa conjunta do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), o ArquiMemória 6 busca aprofundar o debate sobre democracia, direitos humanos e sobre o respeito à diversidade em suas múltiplas expressões, num momento em que o contexto global atual, marcado pela ascensão de regimes autoritários e conflitos armados, demanda uma reflexão profunda sobre o papel da preservação da memória e do patrimônio. ”A preservação da memória não pode ser dissociada das questões sociais, étnicas, raciais e de gênero que mobilizam sociedades ao redor do mundo, além dos impactos das mudanças climáticas”, afirma a organização do evento* *(aspas no lugar).
Programação – O ArquiMemória 6 será realizado a partir de 10 conferências magistrais e 35 mesas de debates com renomados profissionais brasileiros e estrangeiros. Haverá também sessões de comunicações temáticas, colóquios temáticos, exposição de projetos e lançamento de livros. Serão debatidos temas capitais para os dias de hoje como a reconstrução dos palácios de Brasília após o 08 de janeiro, a preservação do patrimônio quilombola e a contribuição dos povos da diáspora negra para o Brasil e a estruturação dos centros históricos para a ocupação por moradias.
Comemorações Importantes – O ArquiMemória 6 acontece em um ano significativo, marcando 60 anos da Carta de Veneza e 30 anos da Conferência de Nara sobre autenticidade. O evento buscará refletir sobre a relevância desses documentos fundamentais para a preservação do patrimônio edificado, explorando sua aplicabilidade em diferentes contextos culturais. O evento é um chamado à reflexão sobre a importância das políticas de memória e patrimonialização como instrumentos de fortalecimento da democracia, da diversidade cultural e da justiça social.
O ArquiMemória 6 é uma iniciativa conjunta do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE).
O ArquiMemória 6 é uma co-promoção do Centro Universitário SENAI CIMATEC e conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). Caixa Econômica Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Bahiagás e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Salvador. Conta também com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES), da Embaixada Francesa no Brasil e da Rio Books.
As inscrições são realizada no site: https://www.even3.com.br/arquimemoria6/
Informações de Contato:
E-mail Produção: arquimemoria6@gmail.com
Site: even3.com/arquimemoria6
Instagram: @arquimemoria6
Facebook: arquimemoria6
Fonte: Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
Foto: Divulgação