ArteCulturaEmpreendedorismo

Artesanato da Bahia promoverá feira, salão de negócios, oficinas, painéis e encontro no FENABA

A miscigenação cultural reflete na diversidade do artesanato criado na Bahia. É o que será apresentado na Feira Artesanato da Bahia, que reunirá o melhor da produção de artesãs, artesãos, mestras baianos durante o Festival Nacional de Artesanato na Bahia – FENABA – a partir desta sexta-feira (17), às 14h, no sábado e domingo (18 e 19), das 14 às 20h, na Arena Fonte Nova.

Durante os três dias, serão realizados o Painel Temático e Oficinas com temas voltados para capacitação de artesãs e artesãos. No domingo, a programação terá como destaque o II Encontro Artesanato da Bahia, com o tema FENABA – Fé da Bahia – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia. Para participar é necessária a inscrição prévia, preenchendo o formulário. As vagas serão limitadas e a participação será definida por ordem de inscrição.

Na Feira, os visitantes poderão percorrer as 20 rotas do artesanato, que fazem parte dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Entre estas rotas, está a dos Trançados, que vai do Sertão ao Médio Rio das Contas; do Caroá, no Piemonte do Paraguaçu; do Couro, no Portal do Sertão; do Sisal; do Jiquiriçá, no Vale do Jiquiriçá; da Cerâmica, na região do Velho Chico; da Piaçava, no Litoral Norte e no Agreste, do Pau Brasil, no Litoral Sul; do Cerrado, na bacia do Rio Corrente; e da Palha.

No O Fenaba, vai possibilitar a todos conhecer a origem da produção artesanal quilombola, indígena, oleira (cerâmica), como cestaria, modelagem, carpintaria e muitas outras técnicas e matérias primas utilizadas. Para além da Feira também será realizado um Salão de Negócios, aproximando a artesã e o artesão de compradores e lojistas, e Espaço Conceito.

Serão apresentados e comercializados uma variedade de produtos originais e de qualidade feitos por artesãs e artesãos baianos. São cerâmicas utilitárias e decorativas, entalhes de madeiras, tecelagem, patchwork, bordados em tecidos, rendas em richelieu e barafunda, trançados de fibras naturais, marchetaria, crochê, fuxico e macramê. Além de estar presente nos estandes, roupas e acessórios, como biojoias, serão apresentadas com tendências de moda em desfiles.

Painel temático

A programação do FENABA, será aberta com o Painel Temático, que vai abordar e dialogar com os tópicos essenciais relacionados ao mercado de artesanato. O primeiro painel, Artesanato e Mercado (16/05), vai debater as tendências, políticas públicas, tecnologias e mecanismos de negócios e os desafios enfrentados por artesãs e artesãos. Já o segundo painel (17/05)traz o tema Artesanato e Empreendedorismo Feminino, abordando o protagonismo e a atuação das mulheres no empreendedorismo do segmento artesanal.

Oficina

Durante o FENABA, uma série de oficinas serão realizadas para capacitar artesãs e artesãos. No primeiro dia (16/05), acontecem as oficinas “Modelagem e Cerâmica”, das 13h30 às 15h30, com a instrutora Edna Marta; e “Logística de distribuição dos Correios: como entregar o seu produto comercializado à distância”, das 16h às 18h, ministrada por Luciano Soares Neves da Silva e Niva Cathala Guimarães.

No segundo dia (17/05), a programação conta com as oficinas “Pintura à mão livre”, das 13h30 às 15h30, com a instrutora Dica Pataxó; e “Identidades culturais: diversidade, reconhecimento e pertencimento”, das 16 às 18h, com o instrutor Rodrigo Lyra. Já no domingo (18/05), as oficinas serão encerradas com os temas “Trançado na fibra de piaçava”, das 13h30 às 15h30, ministrada por Claudinéa Santos; e “Fotografia com celular para produção e difusão de conteúdo em redes sociais”, das 16 às 18h.

II Encontro Artesanato da Bahia

O FENABA vai receber o II Encontro Artesanato da Bahia, no domingo (19/05), das 9h às 11h30, que vai reunir autoridades, especialistas do setor artesãs e artesãos. Com o tema “FENABA: Fé da Bahia – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia”, o evento tem como propósito a promoção e difusão de informações e o debate sobre as Políticas Públicas para o artesanato baiano. Serão apresentadas novas ações do Governo do Estado voltadas para o desenvolvimento do artesanato, como também, aproximar os grupos de produtores, poderes públicos e seus agentes, bem como parceiros e patrocinadores.

Realização

As ações do Artesanato da Bahia são realizadas pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA), e em parceria com a Associação Fábrica Cultural. Já o 1º Festival Nacional de Artesanato na Bahia é uma realização da Setre em parceria com as Secretarias da Cultura (Secult), do Turismo (Setur) e de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

O evento tem correalização da Pau Viola e da Associação Fábrica Cultural e patrocínio do Sebrae e do Programa do Artesanato Brasileiro, vinculado ao Ministério  do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Serviço

Feira Artesanato da Bahia – FENABA
Data: 17 a 19 de maio de 2024 (sexta-feira, sábado e domingo)
Local: Arena Fonte Nova (Níveis 6,7 e 8)
Entrada gratuita mediante lotação do espaço.

Horário da Feira: 
17/05 (sexta-feira):  das 14h às 22h
18/05 (sábado): das 13h às 22h
19/05 (domingo): de 13h às 20h
Acesso: Ladeira da Fonte

Programação
Dia 17/05/2024 (sexta-feira)
Painel temático – Artesanato e Mercado
Horário: das 9h às 11h30

Oficina- Modelagem em Cerâmica
Horário: 13h30 às 15h30
Quantidade de vagas: 20 vagas

Oficina – Logística de distribuição dos Correios: como entregar o seu produto comercializado à distância
Horário: 16h às 18h
Quantidade de vagas: 30 vagas

Programação
18/05/2024 (sábado)
Painel temático –  Artesanato e Empreendedorismo Feminino
Horário: das 9h às 11h30

Oficina – Pintura à mão livre
Horário: das 13h30 às 15h30
Quantidade de vagas: 30 vagas

Oficina –  Identidades culturais: diversidade, reconhecimento e pertencimento
Horário: 16h às 18h
Quantidade de vagas: 30 vagas

Programação
Dia 19/05/2024 (domingo)
Tema: FENABA: “Fé da Bahia” – Políticas Públicas e o Potencial Criativo da Bahia
Horário: das 9h às 11h30

Oficina –  Trançado na fibra de piaçava
Horário: das 13h30 às 15h30
Quantidade de vagas: 30 vagas

Oficina –  Fotografia com celular para produção e difusão de conteúdo em redes sociais
Horário: 16h às 18h
Quantidade de vagas: 30 vagas 
Inscrição prévia no link.

Fonte: Ascom/Setre
Foto: Divulgação

Related posts

Espetáculo “Auto da Compadecida” desembarca em Salvador no mês de agosto

Fulvio Bahia

Bruno Reis participa do Carnaval no Campo Grande neste domingo (19) e frisa ações da Prefeitura para a folia no Centro

Fulvio Bahia

Carlos Muniz representa a Câmara de Salvador no cortejo do 2 de Julho

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais