ArteCulturaDançaSalvador

Artistas da Dança de Cajazeiras e região apresentam-se dia 25 de maio pela “Mostra Movimenta” no Centro Cultural Boca de Brasa

O projeto Movimenta Cajazeiras realiza ainda o Fórum Futuros Criativos no dia 26 de maio

A dança é uma das expressões culturais e identitárias de um povo. É pensando neste ato, que o Festival Movimenta Cajazeiras realiza no dia 25 de maio a “Mostra Movimenta”, com uma programação composta por 13 coreografias do bairro de Cajazeiras e região – solos, duos, grupos e Cia(s) -, escolhido através de uma convocatória aberta no mês de abril e que teve cerca de 60 montagens inscritas com artistas dançarinos. O evento ocorre a partir das 19h, com entrada gratuita, sujeita à lotação.

A Mostra Movimenta ocorrerá no Centro Cultural Boca de Brasa de Cajazeiras e o público poderá assistir a coreografias de diversos ritmos e estilo de dança – pagode, Jazz, hip hop, Valsa, contemporânea, ballet, etc.. Uma Mostra artística cheia de movimento, criatividade, diversidade e força, que se aproxima e fortalece os modos de produzir dança no bairro.

A programação é formada pelas seguintes coreografias: “Ori”, da Ensaio Cia de Dança; “Maré mansa”, do Balé Jovem de Cajazeiras; “Colab das Yabás”, do Balé da Comunidade; “Expressar o corpo através da Dança”, do Grupo de Valsa Amor Eterno; “Samba das Meninas”, do Corpo de Baille; “Comunidança”, do Balé Clovis Soares; “Dança do Ventre”, da Luciana Bellydence; “Não reaja”, solo da dançarina Maira Rodrigues; “Kota Diami”, da solo da artista Geórgia Santos; “Solitude”, do grupo Lótus Dancing; “A rua existe e resiste”, espetáculo do bailarino circense Ivo Gabriel; “Esquentando tudo”, Duo do coletivo “Casal Ritmo Quente”; e o espetáculo “Não temo mais o escuro”, da Cia Renato Torres.

Para a diretora de produção do Movimenta Cajazeiras, Tyara Gomes, o projeto tem uma importância muito significativa para a comunidade e para os artistas de Cajazeiras, Águas Claras e Castelo Branco, pois fortalece o fazer artístico, promove oportunidade, formação e geração de renda. “Tem sido lindo ver o envolvimento de tanta gente, criando e construindo seus corres para está no nosso Festival. Por isso, criamos um processo de seleção cuidadoso, que primou pela formação e afetividade, que é a maneira que acreditamos que as políticas de acesso precisam ser”, reforça a também artista da dança.

Fórum
Além das oficinas criativas – que ocorreram nos três primeiros finais de semana de maio – e da Mostra, o Movimenta Cajazeiras trará uma terceira ação, a roda de conversa “Futuros Criativos”, a ser realizada no dia 26 de maio, a partir das 10h, no Centro Cultural Boca de Brasa, com o propósito de se formar o Fórum de Dança de Cajazeiras, para a construção de políticas de acesso, permanência e fomento de produções artísticas do bairro-cidade. O bate-papo é aberto ao público.

“A roda de conversa é um momento para dialogarmos e entendermos em comunidade como anda o trabalho de cada grupo, como cada artista tem se organizado no seu campo. É para pensarmos coletivamente quais políticas públicas e artísticas futuras desejamos para a nossa comunidade. Esse encontro também é para que juntos possamos nos fortalecer e renovar forças para continuar produzindo e acreditando”, destaca Marcos Ferreira.

Mobilização Artística
O Movimenta Cajazeiras é uma ação coletiva de fazedores da arte, principalmente, de dançarinos do bairro de Cajazeiras, artistas que já produzem projetos voltados à dança na comunidade há pelo menos 15 anos. O bairro é uma grande cidade dentro de Salvador, com uma cena cultural e artística efervescente, mas que não conta com investimentos para o processo formativo e que possa ampliar a produção local.

“A partir da falta de acesso e da precariedade de ações e investimento voltados a dança na nossa comunidade, nós artistas criamos a Criad’ouro Produções, um coletivo de produção cujo o objetivo é desenvolver projetos, entre eles, o Movimenta Cajazeiras”, pontua Marcos Ferreira, idealizador da Criad’ouro ao lado dos artistas Leonardo Santos e Tyara Gomes.

O projeto Movimenta Cajazeiras foi contemplado pelo edital Territórios Criativos, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço
O quê: Mostra Movimenta Cajazeiras
Quando: 25 de maio, às 19h
Onde: Centro Cultural Boca de Brasa de Cajazeiras
Entrada: Gratuita

O quê: Fórum “Futuros Criativos”
Quando: 26 de maio, às 10h
Onde: Centro Cultural Boca de Brasa de Cajazeiras
Entrada: Gratuita
Mais informações: perfil Instagram @movimentacajazeiras

Fonte / Foto: Assessoria de Imprensa

Related posts

SIMM oferece 37 vagas de emprego para esta terça-feira (15) 

Fulvio Bahia

Núcleo do MP atende mais de 550 mulheres vítimas de violência de gênero no primeiro ano de atuação

Fulvio Bahia

Terceira edição do Prêmio Mulher Notável homenageará mulheres de destaque na luta pelo empoderamento

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais