BrasilCampeonato MundialEsporte

Atletismo: CBAt convoca marchadores e maratonistas para o Mundial de Budapeste

Caio Bonfim, um dos principais representantes do Brasil no Mundial.

A Confederação Brasileira de Atletismo convocou na última quarta-feira (31) os primeiros seis atletas que representarão o País no Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto, seguindo os critérios adotados pela World Athletics e ratificados pela CBAt.

O prazo estipulado para as provas de maratona e 35 km marcha atlética fechou nesta terça-feira (30/5) – começou em 1 de dezembro de 2021. Desta forma, foram chamados Caio Bonfim (CASO-DF), Viviane Santana Lyra (Praia Clube-MG) e Érica Sena (Pinheiros-SP) para a marcha, e Daniel Ferreira do Nascimento (ANR-Ijuí/Unimed Noroeste-RS), José Márcio Leão da Silva (APA-Petrolina-PE) e Paulo Roberto de Almeida Paula (São Paulo-SP) para a maratona.

O anúncio da convocação foi feito ao vivo pelo presidente do Conselho de Administração da CBAt Wlamir Motta Campos por meio da TV Atletismo Brasil. “Este Mundial é diferente por anteceder os Jogos Olímpicos de Paris e ser disputado um ano após do Mundial do Oregon, que em função da pandemia foi adiado para 2022. Quero parabenizar os convocados, que sejam todos bem-vindos. A expectativa é a melhor possível porque todos os atletas têm a chance de performar bem na competição.”

O presidente da CBAt analisou a condição dos convocados e elogiou principalmente Paulo Paula, que completará 44 anos em julho. “O Paulo é um exemplo para todos os outros atletas, de como se cuida, treina e exerce sua capacidade mental. É um verdadeiro highlander, fruto de seu trabalho e a harmonia de treinar com Luís Fernando, seu irmão gêmeo”, afirmou Wlamir.

Wlamir lembrou que Paulo Roberto, Daniel e José Márcio representaram o Brasil no Mundial do Oregon-2022 e destacou a força dos três marchadores, que disputam neste sábado (3/6) o tradicional GP de La Coruña, na Espanha. Caio Bonfim, medalha de bronze no Mundial de Londres-2017, e Viviane Lyra embarcaram nesta terça-feira (30/5) para a Europa. Já Érica viajou de Portugal, onde está com o seu filho Kylian, de 11 meses.

“Não tinha nenhuma dúvida que a Érica voltaria a competir e a performar, como tem feito na Europa. O objetivo dela é ganhar uma medalha no Mundial e nos Jogos de Paris. A Viviane cresce a cada dia. Está muito animada depois que se transferiu para o Praia Clube, de Uberlândia. Já Caio é um atleta fantástico, sempre focado, sempre conseguindo bons resultados”, disse Wlamir. “Acredito quer os seis atletas convocados representarão muito bem o nosso País”, concluiu.

Depois do encerramento do prazo para a maratona e marcha 35 km, existem outras datas para que os atletas façam índices e somem pontos no Ranking Mundial. Nos 10.000 m, 20 km marcha e provas combinadas, o prazo é de 31 de janeiro de 2022 até 30 de julho de 2023. Para as demais provas de pista e campo de 31 de julho de 2022 a 30 de julho de 2023 – só depois disso fecha a delegação brasileira que irá para a Hungria.

Para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, já começaram os prazos de obtenção de índices na maratona, marcha 20 km e 35 km, 10.000 m e combinadas. Nas demais provas, o período se inicia no dia 1 de julho de 2023, com data final prevista para 4 de julho de 2024.

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Carol Coelho/CBAt

Related posts

Caixa Cultural Salvador apresenta exposição em homenagem à Carolina Maria de Jesus

Fulvio Bahia

Câmara pode votar nesta semana projeto de combate ao assédio sexual nas escolas

Fulvio Bahia

Pessoas com deficiência: evento da Fiocruz debate sobre os avanços e desafios das resistências

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais