BrasilEsporte

Atletismo: Gabi Muniz é uma das atrações do Campeonato Brasileiro Sub-23

A marchadora do CASO, do Distrito Federal, que treina junto com o medalhista em Mundiais Caio Bonfim é um talento da modalidade e tem tudo para melhorar com a soma de treinamentos e competições.

A marchadora Gabriela Muniz (CASO-DF) é um dos destaques do Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-23 que será realizado de sexta a domingo (15 a 17/9), em Bragança Paulista, São Paulo. A pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) reunirá jovens atletas como Gabi Muniz, que ainda integram a categoria sub-23, mas já competem entre os adultos. A competição será transmitida ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Gabriela Muniz, de 21 anos, venceu os 20 km (dia 6 de julho) e os 35 km (dia 9 de julho) no Troféu Brasil de Atletismo em Cuiabá (MT). Assim como Caio Bonfim, a marchadora obteve duas vitórias e dois recordes do Troféu Brasil na ausência de Érica Sena e Viviane Lyra. Fez 1:33.21 nos 20 km, recorde pessoal (o anterior era de 1:34:43) e 3:01:16 na segunda vez em que competiu nos 35 km em sua carreira (superando o recorde da competição, que pertencia a Viviane Santana Lyra, com 3:05:00, desde 2021, em Bragança Paulista). No Sul-Americano de São Paulo, Gabi fez 1:33:31.8 em pista nos 20.000 m e foi a terceira colocada – a vitória ficou com a peruana Mary Luz Andia (1:29:07.5, recorde do campeonato). 

Para o Brasileiro Sub-23, Gianetti Bonfim, mãe e treinadora de Caio Bonfim, duas vezes medalhista de bronze em Mundiais (Londres-2017 e Budapeste-2023), e que treina também Gabi Muniz brincou dizendo que “ela está devendo fazer 1:31” que era pra ter saído no Mundial de Budapeste (foi 26ª).

Gia, como é chamada pela comunidade, disse que a temporada foi muito produtiva porque a equipe médica conseguiu equilibrar os problemas hormonais que atrapalhavam os treinos de Gabi. “Ela conseguiu fazer treinos de muita qualidade e manter, por um mês, os seus tempos. Fez três 20 km seguidos, com espaço pequeno entre eles, para uma hora e 33 minutos”, observou a treinadora.

“Ela só não foi melhor no Mundial porque ficou menstruada. Mas é uma menina de futuro e nenhuma das atletas de ponta hoje – e temos ótimas marchadoras no Brasil – faziam os resultados dela nessa idade que ela tem”, ressaltou. “Se a gente não tiver errado para os próximos anos vamos ‘pras cabeças’ com o nosso time feminino, juntando Érica (Sena), Vivi (Viviane Lyra) e a Gabi”, disse a treinadora.

Elogiou a dedicação de sua atleta. “A Gabi é aquela atleta que todo treinador quer. Eu tive a benção do céu de ter o Caio e agora a Gabi. Me perguntaram se eu tinha algum menino, algum atleta que eu penso que pode fazer os resultados que o Caio faz e eu respondi que tenho uma menina! Ela é uma atleta de qualidade técnica, física, de mente e vai longe.” 

Comentou que aos 19 anos Gabi ficou muito perto da vaga para ir para a Olimpíada de Tóquio-2021 e vem crescendo. A treinadora disse que talentos como os de Caio e Gabi também dependem de um bom trabalho, que vem sendo feito pela equipe técnica e multidisciplinar de Sobradinho. “Temos conseguido fazer bons atletas com nossa metodologia de treinamento e ela está aí para corroborar isso, confirmar que não é o acaso.”

Mais informações acesse o minisite da competição na home de www.cbat.org.br.

CLIQUE AQUI

INGRESSO SOLIDÁRIO – Em mais uma ação social do atletismo o ingresso é solidário – um quilo de alimento não perecível – e a CBAt pede que não só o público, mas todos os participantes – atletas, árbitros, treinadores, dirigentes, integrantes de comissões multidisciplinares e do staff da competição – façam as suas doações. O arrecadado será doado a entidades assistenciais de Bragança Paulista.

O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (CNLCDA) fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima, 64 (acesso pela Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5 – SP 063), no Bairro do Campo Novo, em Bragança Paulista.

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt

Related posts

STF retoma julgamento sobre marco temporal de terras indígenas

Fulvio Bahia

PT Bahia aprova mais de 120 filiações de lideranças públicas de 73 cidades

Fulvio Bahia

Saúde lança campanha, após aumento da dengue, Zika e chikungunya

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais