O PCA é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasil (IOB), área de Educação do COB, com o objetivo de oferecer suporte ao atleta em sua formação global e auxiliar no processo de transição para uma nova carreira.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou, no Rio de Janeiro, a 10ª edição do Programa de Carreira do Atleta (PCA). A nova turma é composta por 15 atletas e ex-atletas de 10 modalidades diferentes, que agora buscam novos caminhos para suas carreiras. O atletismo tem três atletas pensando no pós-carreira: Geisa Coutinho, Joelma Souza e Laila Ferrer.
O PCA é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasil (IOB), área de Educação do COB, com o objetivo de oferecer suporte ao atleta em sua formação global e auxiliar no processo de transição para uma nova carreira – mais de 150 atletas já passaram pelo programa de carreira e a maioria está recolocada no mercado de trabalho.
Geisa Coutinho, oito vezes campeã brasileira dos 400 m e também pentacampeã sul-americana da especialidade, tem como maior conquista a medalha de prata no Mundial de Revezamento 4×400 m misto de 2021, na Silésia, Polônia. Foi prata no revezamento 4×400 m nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara-2011.
Já Joelma Souza também é atleta dos 400 m e foi bicampeã sul-americana do revezamento 4×400 m feminino em Buenos Aires-2011 e Cartagena das Índias-2013 e prata no Pan de Guadalajara, ao lado de Geisa.
Laila Ferrer é atleta do lançamento do dardo. Está voltando às competições depois de uma cirurgia no ombro direito, realizada no ano passado. Entre seus títulos está a medalha de ouro no Sul-Americano de Guayaquil-2021 e de Lima-2019. Na Copa Continental de Ostrava-2018, obteve a quinta colocação.
“Já passei por esse processo de transição de carreira, não é tão simples, e compreendo a complexidade deste momento. É preciso se preparar com antecedência para seguir firme nessa trajetória”, comentou o diretor geral do COB, Rogério Sampaio, medalha de ouro no judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992.
A 10ª turma do PCA é composta por atletas com passagens por Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e, pela primeira vez, Jogos Sul-Americanos. O Programa de Carreira do Atleta visa dar suporte ao atleta em sua formação por meio de uma série de atividades voltadas à preparação para a sua transição de carreira.
Uma das novidades da 10ª edição do PCA é inclusão do serviço de mentoria, em que profissionais do mercado de trabalho irão orientar os participantes no melhor caminho a ser seguido. Dentre os serviços oferecidos aos participantes estão: desenvolvimento de um Plano de Carreira individual; seminários com palestras, workshops e dinâmicas de capacitação; Plataforma de Ensino a Distância com videoaulas; bolsas de estudos de graduação e pós-graduação na Universidade Estácio de Sá; e bolsas de estudos nos cursos do IOB. Ao longo dos seis meses, os atletas serão acompanhados por um grupo de coaches, liderados por Antônio Carlos Moreno, que disputou quatro Jogos Olímpicos com o vôlei.
A 10ª turma do PCA é composta por André Luiz Patrocínio (hóquei sobre grama), Angélica Malinverno (vôlei), Dayanne Rocha (handebol), Eric Takabatake (judô), Geisa Coutinho (atletismo), Gracyenne Alves (Wrestling), Joelma Souza (atletismo), Laila Ferrer (atletismo), Larissa Lellys (pentatlo moderno), Mariana Silva (judô), Marina Gobbi (tiro com arco), Natália de Luccas (natação), Sarah Nikitin (tiro com arco), Tainara Gonçalves (handebol) e Willian Giaretton (remo).
Fonte / Foto: ASCOM CBAt