América LatinaBrasilEsporte

Atletismo: Pinheiros briga por 8º título do Troféu Brasil em Cuiabá

O Mato Grosso, que recebe a competição, terá a participação de dez clubes e 72 representantes; Darlan Romani, pelo Praia Clube-MG, e Almir Jr, pela Sogipa-RS, estreiam na temporada.

Começa nesta quinta-feira (6) e prossegue até domingo (9) a mais importante competição interclubes da América Latina. O 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo será no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Pinheiros, de São Paulo, briga pelo seu oitavo título consecutivo.

No ano passado, o Pinheiros-SP venceu somando 435 pontos na classificação geral e também foi campeão na categoria masculina (195,5) e feminina (239,5). Esse foi o sétimo título consecutivo do clube. A Orcampi-SP foi a segunda colocada no geral (167 pontos) e no masculino (85,5) e terceira no feminino (81,5). A UCA, de Santa Catarina, foi a terceira na qualificação geral (166), a segunda no feminino (83) e a terceira no masculino (83).Nesta edição, o Pinheiros-SP inscreveu 50 atletas no evento; o Praia Clube-MG, 40; a Orcampi-SP, 33; e a UCA-SC, 32.

Por Estados, São Paulo será representado por 30 clubes, Santa Catarina por 12 e Paraná por 11. O Mato Grosso, que recebe a competição, terá 10 clubes, totalizando 72 representantes, com destaque para a mato-grossense Lissandra Campos (IVL), líder do Ranking Brasileiro do salto em distância, com 6,69 m (-1.4).

O Pinheiros busca novo título da competição e está animado. “A expectativa é fazer um excelente Troféu Brasil, tivemos algumas modificações em relação ao ano passado, com um grupo um pouco menor. Mesmo assim, contamos com 95% de nossos atletas, apenas Érica Sena e o Alison dos Santos, que estão fora do País, e dois ou três contundidos, mas deveremos lutar por bons resultados e a intenção é tentar o título mais uma vez”, disse Clodoaldo Lopes do Carmo. “Este ano, temos uma novidade que é a equipe do Praia Clube, uma situação bem legal para o esporte.”

Na Orcampi, dentre os destaques estão Tiffani Marinho e Márcio Teles, ambos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. Márcio já venceu seis vezes o Troféu Brasil, enquanto Tiffani tem quatro vitórias. “São atletas experientes, que gostam de competir em grandes eventos e chegam a Cuiabá bem preparados”, comentou o treinador Evandro Lázari. “É esperado bastante calor nos quatro dias de competição”, completou Ricardo D’Angelo, coordenador da equipe.

A mais nova força da competição é o Praia Clube/Exército/Futel, de Uberlândia, que tinha uma pequena equipe e reforçou o grupo em 2023. Entre os destaques, estão Darlan Romani (peso), Alexsandro Melo (triplo), Eduardo de Deus (110 m), José Fernando Santana (decatlo), Johnatas Cruz (vencedor do Sul-Americano de Meia Maratona, na Bolívia, e inscrito nos 5.000 m e 10.000 m), Ana Caroline Miguel (peso e martelo), Tainara Mees (heptatlo) e Viviane Santana Lyra (marcha), entre outros.

A treinadora do Praia Vania Tolentino Silva disse que o primeiro objetivo do clube é apoiar o trabalho de treinadores e atletas de forma sustentável. “Tenho certeza que o apoio estrutural e humano que todos nós integrantes desta nova equipe recebemos e a integração de todos por um objetivo, que é fazer o melhor dentro e fora da pista. Isso nos fará alcançar grandes resultados”, comentou.

Mais informações como programa horário, participantes e o manual técnico podem ser acessadas no hotsite da competição que fica na home do site da CBAt CLIQUE AQUI

O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt

Related posts

UFC 292: Amanda Lemos relata ódio em redes sociais, mas garante: “Nada disso me abala”

Fulvio Bahia

Brasil detém 25% das áreas florestais do planeta com potencial de restauração natural

Fulvio Bahia

Eólicas offshore: jabuti pró-combustíveis fósseis vai doer muito no bolso

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais