O Mato Grosso, que recebe a competição, terá a participação de dez clubes e 72 representantes; Darlan Romani, pelo Praia Clube-MG, e Almir Jr, pela Sogipa-RS, estreiam na temporada.
Começa nesta quinta-feira (6) e prossegue até domingo (9) a mais importante competição interclubes da América Latina. O 42º Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo será no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá, com entrada gratuita para o público e transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O Pinheiros, de São Paulo, briga pelo seu oitavo título consecutivo.
No ano passado, o Pinheiros-SP venceu somando 435 pontos na classificação geral e também foi campeão na categoria masculina (195,5) e feminina (239,5). Esse foi o sétimo título consecutivo do clube. A Orcampi-SP foi a segunda colocada no geral (167 pontos) e no masculino (85,5) e terceira no feminino (81,5). A UCA, de Santa Catarina, foi a terceira na qualificação geral (166), a segunda no feminino (83) e a terceira no masculino (83).Nesta edição, o Pinheiros-SP inscreveu 50 atletas no evento; o Praia Clube-MG, 40; a Orcampi-SP, 33; e a UCA-SC, 32.
Por Estados, São Paulo será representado por 30 clubes, Santa Catarina por 12 e Paraná por 11. O Mato Grosso, que recebe a competição, terá 10 clubes, totalizando 72 representantes, com destaque para a mato-grossense Lissandra Campos (IVL), líder do Ranking Brasileiro do salto em distância, com 6,69 m (-1.4).
O Pinheiros busca novo título da competição e está animado. “A expectativa é fazer um excelente Troféu Brasil, tivemos algumas modificações em relação ao ano passado, com um grupo um pouco menor. Mesmo assim, contamos com 95% de nossos atletas, apenas Érica Sena e o Alison dos Santos, que estão fora do País, e dois ou três contundidos, mas deveremos lutar por bons resultados e a intenção é tentar o título mais uma vez”, disse Clodoaldo Lopes do Carmo. “Este ano, temos uma novidade que é a equipe do Praia Clube, uma situação bem legal para o esporte.”
Na Orcampi, dentre os destaques estão Tiffani Marinho e Márcio Teles, ambos representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. Márcio já venceu seis vezes o Troféu Brasil, enquanto Tiffani tem quatro vitórias. “São atletas experientes, que gostam de competir em grandes eventos e chegam a Cuiabá bem preparados”, comentou o treinador Evandro Lázari. “É esperado bastante calor nos quatro dias de competição”, completou Ricardo D’Angelo, coordenador da equipe.
A mais nova força da competição é o Praia Clube/Exército/Futel, de Uberlândia, que tinha uma pequena equipe e reforçou o grupo em 2023. Entre os destaques, estão Darlan Romani (peso), Alexsandro Melo (triplo), Eduardo de Deus (110 m), José Fernando Santana (decatlo), Johnatas Cruz (vencedor do Sul-Americano de Meia Maratona, na Bolívia, e inscrito nos 5.000 m e 10.000 m), Ana Caroline Miguel (peso e martelo), Tainara Mees (heptatlo) e Viviane Santana Lyra (marcha), entre outros.
A treinadora do Praia Vania Tolentino Silva disse que o primeiro objetivo do clube é apoiar o trabalho de treinadores e atletas de forma sustentável. “Tenho certeza que o apoio estrutural e humano que todos nós integrantes desta nova equipe recebemos e a integração de todos por um objetivo, que é fazer o melhor dentro e fora da pista. Isso nos fará alcançar grandes resultados”, comentou.
Mais informações como programa horário, participantes e o manual técnico podem ser acessadas no hotsite da competição que fica na home do site da CBAt CLIQUE AQUI
O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).
A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI
Fonte: ASCOM CBAt
Foto: Wagner Carmo/CBAt