O Troféu terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)
O gaúcho Samory Uiki Bandeira Fraga (Sogipa-RS) está confirmado para a prova do salto em distância do Troféu Adhemar Ferreira da Silva Loterias Caixa de Atletismo, que será disputado na sexta-feira (05) e no sábado (06) no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP), juntando atletas profissionais e universitários.
O Troféu terá transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A iniciativa do evento é uma parceria entre a CBAt e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), dentro da filosofia simbolizada pela hashtag #somosatletismo.
Atleta olímpico em Tóquio-2021, Samory, de 26 anos, venceu no domingo (30/4) a prova do salto em distância do Desafio CBAt/CPB de Atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, com 7,82 m (2.0). “Gostei da minha atuação no Desafio, estou me sentindo muito bem. O objetivo é saltar na casa dos 8 metros no Adhemar”, disse o atleta, que tem como recorde pessoal a marca de 8,23 m, obtida em 2021, também em Bragança.
Treinado por Kiyoshi Takahashi, ele recebe o acompanhamento em Porto Alegre, cidade em que nasceu (em 29/11/1996), de José Haroldo Gomes, o Arataca.
No evento que superou o índice olímpico, em 2021, Samory saltou três vezes acima dos 8 metros. A melhor marca anterior dele era de 7,93 m. “Estou muito animado. Estou feliz também por causa dessa integração com as universidades, uma baita ideia realmente. Todos só têm a ganhar.”
Formado em relações internacionais pela Kent State University, em Ohio, nos Estados Unidos, ele tinha planos de fazer mestrado e doutorado, com uma bolsa de estudos, numa universidade especializada em esportes em Sochi, na Rússia, adiados para mais tarde quando fez o índice olímpico.
Samory é um nome inspirado num herói africano e Uiki significa mel em urubá, dialeto nigeriano. Os pais, gaúchos, Dalmir e Carla, quiseram resgatar a ancestralidade africana ao dar o nome ao filho.
Na prova do Troféu Adhemar, um de seus principais adversários será o seu companheiro de Sogipa Danylo Santos Martins e também Gabriel Luiz Boza (APA-SP), que ganhou a medalha de bronze no Mundial Sub-20 em Cáli-2022, na Colômbia.
NO ESTÁDIO, NA TV E NA INTERNET
A competição terá entrada gratuita para o público. O Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento em Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio de Franco Lima, s/n, no Bairro do Campo Novo, Bragança. Todos podem ver pela TV Atletismo Brasil ao vivo, acompanhar as notícias pelo site (www.cbat.org.br) e mais detalhes sobre as provas e os atletas pelas redes sociais da CBAt.
A competição será aberta às 7 horas de sexta-feira, com a disputa da final dos 20.000 m marcha atlética feminina e masculina. O evento será encerrado no sábado, às 17 horas, com os 1.500 m, última prova do decatlo.
No dia 07 (domingo) será disputado o Torneio Internacional Loterias Caixa – GP Sul-Americano Adhemar Ferreira da Silva, também em Bragança Paulista, com a participação de brasileiros convidados pelo Ranking e de atletas da América do Sul. O salto em altura, às 10 horas, e o salto triplo, às 10:05, ambos feminino, são as provas que abrem o programa horário de domingo. O revezamento 4×100 m feminino, no domingo, fecha a competição às 15:30.
Mais informações sobre as competições do fim de semana como Programas Horários, regulamentos, atletas inscritos e resultados on-line estão nos hotsites que podem ser acessados pela home do site da CBAt:
Fonte / Foto: CBAt