HomenagemImprensa

Ato na ABI lembra 50 anos da morte de Salvador Allende e do golpe militar no Chile

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) recebeu, na última segunda-feira (11), o ato Allende Não se Rende, em memória dos 50 anos da morte de Salvador Allende, presidente do Chile, em 11 de setembro de 1973. O evento foi organizado pela Fundación Salvador Allende e pela ABI.

Foi um evento histórico e emocionante que lotou o auditório do 9º andar da ABI. O evento foi apresentado pelo presidente do Conselho Deliberativo da ABI, Marcos Gomes, e foi aberto pelos músicos Joe Vasconcelos e Marcelo Costa, que cantaram uma música dos mapuches, povos originários do Chile.

Em sua saudação inicial, o presidente da ABI, Octávio Costa, disse que o Ato em homenagem a Allende reafirma a tradição histórica da ABI sediar grandes eventos em defesa do Estado Democrático de Direito: “Lembrar Allende é lembrar a sua bravura, a sua coragem e seus princípios em defesa da democracia, mas é também agradecer ao povo chileno por ter acolhido tantos brasileiros exilados, perseguidos pela nossa ditadura, que viram no Chile de Allende uma esperança”, afirmou.

O evento teve, também, a participação de do jornalista chileno Miguel Davagnino; de Alfredo Saint Jean Domic, da Fundacción Salvador Allende; dos deputados federais Jandira Feghalli, Chico Alencar e Reimont; dos deputados estaduais Carlos Minc e Marina do MST; do saxofonista Leo Gandelman; da atriz Bete Mendes e da diretora de Cultura da ABI, Iara Cruz, que leram uma carta de Pablo Neruda a Allende; de Isabella Thiago de Mello, filha do poeta Thiago de Mello, que viveu no Chile na época de Allende; de Luiz Rodolfo Viveiros de Castro e Flávia Cavalcanti, do Viva Chile; e foi encerrado por Javiera Parra, neta de Violeta Parra, que cantou Gracias a La Vida. Durante o evento foi exibida uma mensagem do embaixador do Chile no Brasil, Sebastián Depolo; e um trecho de uma entrevista de Salvador Allende ao filósofo e jornalista francês, Regis Debray, em 1971.

Fonte: ABI
Foto: Moysés Côrrea

Related posts

Decisão do STF que responsabiliza veículos por declarações de cuidado pode desencorajar exercício do jornalismo

Fulvio Bahia

Investigação, revelação e inquérito concluído

Fulvio Bahia

Jornalistas do Brasil e do exterior conhecem atrativos da Costa do Descobrimento

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais