Ao todo 318 prefeituras foram atendidas em dois anos
Reformada e modernizada por esta gestão, a Coordenação de Engenharia e Arquitetura da UPB ampliou suas ações e imprimiu maior agilidade na elaboração dos projetos e orçamentos demandados pelas prefeituras. Nos últimos dois anos, o setor registrou números expressivos, atendendo a 181 municípios, em 2021, com 940 projetos de engenharia e arquitetura.
Em 2022 foram atendidas 137 prefeituras, com 807 projetos, somando o total de 1.747 projetos, que representaram cerca de R$17 milhões economizados pelos municípios, considerando-se preços adotados abaixo dos praticados pelo mercado. Além disso, os técnicos da coordenação visitaram 53 municípios para avaliar no local as demandas dos gestores.
O coordenador responsável pelo setor, Jorge Otávio Brandão, relata que a maioria dos municípios atendidos conseguiu efetivar convênios com diversos órgãos, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Desenbahia, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), ministérios da Integração, Cidades, Saúde, Educação e Esportes, Caixa Econômica e Codevasf. “Além de ter o foco na elaboração de projetos e captação através do Estado da Bahia e emendas parlamentares, a coordenação cumpre o importante papel social de treinar futuros profissionais de excelência para ingressar no mercado de trabalho com a experiência de atender os municípios”, destaca Brandão.
Fonte / Foto: UPB