O evento conta com a presença de de trabalhadoras e trabalhadores do setor, representantes patronais, além dos órgão de fiscalização e sociedade civil
Na próxima quarta-feira (30) acontece a Audiência Pública sobre a “Precarização do Trabalho no Setor de Telecomunicações”, às 9h, no auditório do Edifício Bahia Center, prédio anexo da Câmara de Vereadores, em Salvador. Realizada através da Comissão de Transporte, Trânsito e Serviços Municipais, a audiência vai debater como está a vida, condições de trabalho e saúde das trabalhadoras e trabalhadores do setor.
Para o vereador Professor Hamilton Assis (PSOL), edil que solicitou a audiência, é de suma importância realizar o debate amplo com diversos setores para buscar uma solução aos diversos problemas apresentados pelas trabalhadoras e trabalhadores. “Falamos de uma categoria imensa que luta diariamente para ter as mínimas condições de trabalho. Acompanhamos a luta do Sinttel, o sindicato que representa as trabalhadoras e os trabalhadores, e é notória a precarização e o descaso de algumas empresas para com seus trabalhadores. São denúncias desde a ergonomia até assédios”, diz o vereador.
Hamilton Assis reforça a necessidade de debater o Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) e o fim da escala 6×1, além de trazer que o município precisa garantir que as trabalhadoras e os trabalhadores tenham boas condições de trabalho e bem-viver, sendo que o impacto quando o assunto é trabalho não pode ser pensado apenas a partir da economia. “Muitas vezes vemos as celebrações por aberturas de postos de trabalho, e temos que celebrar mesmo. Mas é necessário garantir que essas pessoas tenham dignidade, boas condições de trabalho, remuneração digna e justa, que as empresas ofereçam as condições necessárias para garantir a saúde física e mental, dentre muitos fatores que vamos debater na audiência”, finaliza o edil.
A audiência pública terá a presença de trabalhadoras e trabalhadores do setor, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações da Bahia – SINTTEL Bahia, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador – CESAT, Auditora Fiscal do Trabalho, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego na Bahia – SRTE, Ministério Público do Trabalho da Bahia, Fórum em Defesa do Meio Ambiente do Trabalho na Bahia – FORUMAT, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Projeto Caminhos do Trabalho e da Seção de Relações do Trabalho – SERET/BA.
Fonte: Ascom ver Professor Hamilton Assis
Foto: Divulgação