Governo do Estado

Avanços do Programa Consórcio Bahia garantem regionalização de políticas públicas e fortalecem municípios

O Programa tem entre seus principais objetivos fortalecer o desenvolvimento dos consórcios como instrumentos de apoio à realização das políticas públicas, ampliando a regionalização das ações.

Os avanços trazidos pela Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa Consórcio Bahia, foram tema da reunião realizada na tarde da última quinta-feira (2), na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O Programa tem entre seus principais objetivos fortalecer o desenvolvimento dos consórcios como instrumentos de apoio à realização das políticas públicas, ampliando a regionalização das ações. O encontro de hoje é resultado de uma iniciativa conjunta do Gabinete do Governador e da Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), responsável por coordenar a Política de Desenvolvimento Territorial, em articulação com os consórcios públicos.

Um novo instrumento previsto para formalizar a parceria entre a administração estadual e os consórcios municipais é o acordo consorcial, que visa o desenvolvimento de projetos e programas, execução de obras e serviços, além de iniciativas em diversas áreas, como assistência social, cultura, tecnologia e informação, segurança pública, igualdade racial e de gênero, entre outras de interesse social e econômico.

Para a procuradora-geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli, “trata-se de importante política pública para se concretizar um dos princípios constitucionais mais relevantes, que é a cooperação interfederativa, unindo esforços do Estado e dos Municípios na consecução de interesses comuns, especialmente na Bahia, que é vista e compreendida por meio dos territórios de identidade”, ressaltou.

Também presente no encontro, o coordenador executivo de Planejamento Territorial e Articulação para Consórcios Públicos, da Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), Thiago Xavier, destacou a importância do diálogo entre as secretarias e órgãos estaduais, além do ineditismo na construção de novos instrumentos para a relação entre os poderes. “A Bahia, mais uma vez, sai na frente ao propor a adoção dos acordos consorciais que irão regular a parceria estabelecida entre o Governo do Estado e os consórcios, dinamizando a realização de obras e serviços, além da implementação de políticas públicas”.

De acordo com o assessor especial do Gabinete do Governador, Pedro Sobrinho, a reunião foi muito produtiva para o esclarecimento acerca de alguns pontos da nova lei e o encaminhamento pela formação de um grupo de trabalho com representantes das secretarias, da PGE e da governadoria, para a construção de minuta modelo a ser seguida. Sobrinho destaca, ainda, os avanços trazidos pelo Programa Consórcio Bahia. “Se verifica de forma clara a importância dessa política, tendo os consórcios intermunicipais aptidão para enfrentar as dificuldades que extrapolam a rigidez das competências de cada ente federativo, demonstrando-se uma alternativa cada vez mais capaz de responder aos desafios da governança em espaços públicos”.

O encontro contou, ainda, com a participação da procuradora do Estado Luciane Croda e de gestores das diversas secretarias e órgãos estaduais que realizam parcerias com os consórcios.

Consórcio Bahia

O programa também tem como objetivo promover a responsabilidade ambiental e a eficiência fiscal na celebração e execução das obras e serviços públicos, dando transparência e publicidade aos procedimentos e decisões no âmbito das políticas públicas fomentadas pelo Estado. Além disso, prioriza a mão de obra local e regional e a vantajosidade econômica e operacional.

Fonte / Foto: SECOM GOVBA

Related posts

Governo do Estado pagará quase R$ 3 mil para plantões de anestesiologistas a partir de hoje

Fulvio Bahia

Criação do Batalhão de Policiamento Escolar amplia atenção às escolas na Bahia

Fulvio Bahia

Segunda etapa da requalificação da Feira de São Joaquim é autorizada pelo Governo do Estado

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais