Ato de instalação também contou com a realização da audiência pública o Papel do Gás Natural na Matriz Energética Industrial da Bahia.
Foi criada na última segunda-feira (14), a Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Indústria da Bahia. O objetivo da frente é fortalecer, debater e contribuir no aprimoramento da legislação e das políticas públicas correlacionadas ao desenvolvimento da indústria no estado da Bahia, além de construir iniciativas de defesa dos empregos e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras. A frente será coordenada pela deputada estadual Olívia Santana e terá como vice-coordenadores os deputados estaduais Robson Almeida e Fabrício Falcão.
Após instalação da frente, o público presente participou da audiência pública “O Papel do Gás Natural na Matriz Energética Industrial da Bahia”, que trouxe como pauta principal o papel estratégico da Bahiagás em nosso estado. Encaminhamentos importantes foram deliberados como: manter articulada a frente parlamentar para junto com os secretários fortalecer o diálogo com o governo em favor do controle acionário do governo na Bahiagás; apresentação do plano de interiorização da Bahiagás; fazer a defesa da volta do regime especial de tributação da Indústria Química – Reinq; trabalhar com o conceito de neoindustrialização em substituição ao conceito de reindustrialização.
“Tenho reiterado que não há nenhum projeto do executivo enviado a esta casa, desta natureza. Nós parlamentares, inclusive da bancada democrática, popular, temos o total reconhecimento do papel estratégico da Bahiagás, na oferta do gás natural, para o desenvolvimento do nosso estado. E também a necessidade de mantermos o controle acionário público da Bahiagás, como vantagem que a empresa tem, inclusive na atração de mais investimento para o nosso estado”, destacou a coordenadora da Frente Parlamentar, deputada Olívia Santana.
Em apresentação feita pelo presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, foram explanados o panorama da empresa e o quanto ela significa para o desenvolvimento econômico da Bahia e de toda região Nordeste do Brasil.
O secretário da Setre Davidson Magalhães, que na ocasião representou o governador Jerônimo Rodrigues, lembrou que a Bahiagás é a segunda companhia de gás natural do Brasil. “A reindustrialização é muito importante para qualquer país. Não tem como falar em industrialização sem energia e essa pauta do gás natural é muito importante. O processo de privatização que existe no Brasil é de aquisição, fusão e desmonte”.
Também presente na atividade, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, ressaltou a importância da matriz energética e do gás natural no processo de desenvolvimento do estado.
Representando o Sindiquímica e a CUT, Alfredo Santos Júnior frisou a importância da revogação da lei de privatização, de 1997. “Infelizmente a faixa de privatização não é só especulação. Eu tenho certeza que não é a bandeira do atual governo, a privatização da Bahiagás. Precisamos que o governo se manifeste. É importante que seja revogada a lei que foi criada em 97!”.
O vice-presidente da FIEB e presidente do Sinpeq – Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D’Ávila – Roberto Fiamenghi frisou a importância do evento, além de destacar o investimento da empresa pelo interior do estado. “Importante esse debate mostrando o que não conhecíamos da empresa. O futuro da Bahiagás é brilhante!”, afirmou.
Os deputados federais Daniel Almeida e Zé Neto marcaram presença na atividade e reafirmaram o compromisso com a pauta. Também marcaram presença na audiência os deputados estaduais Robson Almeida e Rosemberg Pinto; o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos; o representante da Casa Civil do Estado, Antônio Assis; servidores da Bahiagás; o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho; o diretor financeiro da BahiaInvest, Ataíde Lima de Oliveira; o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; dentre outras autoridades.
Fonte / Foto: ASCOM Dep. Est. Olívia Santana