Assembleia Legislativa da BahiaPolítica

Bahia passa contar com Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Indústria

Ato de instalação também contou com a realização da audiência pública o Papel do Gás Natural na Matriz Energética Industrial da Bahia.

Foi criada na última segunda-feira (14), a Frente Parlamentar em Defesa do Emprego e da Indústria da Bahia. O objetivo da frente é fortalecer, debater e contribuir no aprimoramento da legislação e das políticas públicas correlacionadas ao desenvolvimento da indústria no estado da Bahia, além de construir iniciativas de defesa dos empregos e apoio aos trabalhadores e trabalhadoras. A frente será coordenada pela deputada estadual Olívia Santana e terá como vice-coordenadores os deputados estaduais Robson Almeida e Fabrício Falcão.

Após instalação da frente, o público presente participou da audiência pública “O Papel do Gás Natural na Matriz Energética Industrial da Bahia”, que trouxe como pauta principal o papel estratégico da Bahiagás em nosso estado. Encaminhamentos importantes foram deliberados como: manter articulada a frente parlamentar para junto com os secretários fortalecer o diálogo com o governo em favor do controle acionário do governo na Bahiagás; apresentação do plano de interiorização da Bahiagás; fazer a defesa da volta do regime especial de tributação da Indústria Química – Reinq; trabalhar com o conceito de neoindustrialização em substituição ao conceito de reindustrialização.

“Tenho reiterado que não há nenhum projeto do executivo enviado a esta casa, desta natureza. Nós parlamentares, inclusive da bancada democrática, popular, temos o total reconhecimento do papel estratégico da Bahiagás, na oferta do gás natural, para o desenvolvimento do nosso estado. E também a necessidade de mantermos o controle acionário público da Bahiagás, como vantagem que a empresa tem, inclusive na atração de mais investimento para o nosso estado”, destacou a coordenadora da Frente Parlamentar, deputada Olívia Santana.

Em apresentação feita pelo presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, foram explanados o panorama da empresa e o quanto ela significa para o desenvolvimento econômico da Bahia e de toda região Nordeste do Brasil.

O secretário da Setre Davidson Magalhães, que na ocasião representou o governador Jerônimo Rodrigues, lembrou que a Bahiagás é a segunda companhia de gás natural do Brasil. “A reindustrialização é muito importante para qualquer país. Não tem como falar em industrialização sem energia e essa pauta do gás natural é muito importante. O processo de privatização que existe no Brasil é de aquisição, fusão e desmonte”.

Também presente na atividade, o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Ângelo Almeida, ressaltou a importância da matriz energética e do gás natural no processo de desenvolvimento do estado.

Representando o Sindiquímica e a CUT, Alfredo Santos Júnior frisou a importância da revogação da lei de privatização, de 1997. “Infelizmente a faixa de privatização não é só especulação. Eu tenho certeza que não é a bandeira do atual governo, a privatização da Bahiagás. Precisamos que o governo se manifeste. É importante que seja revogada a lei que foi criada em 97!”.

O vice-presidente da FIEB e presidente do Sinpeq – Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos para Fins Industriais, Petroquímicas e Resinas Sintéticas de Camaçari, Candeias e Dias D’Ávila – Roberto Fiamenghi frisou a importância do evento, além de destacar o investimento da empresa pelo interior do estado. “Importante esse debate mostrando o que não conhecíamos da empresa. O futuro da Bahiagás é brilhante!”, afirmou.

Os deputados federais Daniel Almeida e Zé Neto marcaram presença na atividade e reafirmaram o compromisso com a pauta. Também marcaram presença na audiência os deputados estaduais Robson Almeida e Rosemberg Pinto; o vereador de Salvador Augusto Vasconcelos; o representante da Casa Civil do Estado, Antônio Assis; servidores da Bahiagás; o presidente da União Geral dos Trabalhadores do Estado da Bahia (UGT-BA), Marcelo Carvalho; o diretor financeiro da BahiaInvest, Ataíde Lima de Oliveira; o presidente do sindicato dos metalúrgicos de Camaçari, Júlio Bonfim; dentre outras autoridades.

Fonte / Foto: ASCOM Dep. Est. Olívia Santana

Related posts

Randerson Leal destaca a transparência da gestão do governador Jerônimo Rodrigues no lançamento da Revista Nova Bahia

Fulvio Bahia

Leandro Guerrilha defende revisão de decreto que proíbe comércio informal nas comunidades

Fulvio Bahia

Liliane Oliveira assume secretária de Mulheres do PT Bahia e promete contribuir com pautas feministas para os governos Lula e Jerônimo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais