BahiaGoverno do EstadoSaúdeSaúde Mental

Bahia possui quase 250 leitos públicos de internação em saúde mental

Os leitos estão distribuídos em unidades gerais (66) e em unidades especializadas (180) em Salvador no interior do Estado

A pandemia do coronavírus trouxe uma preocupação extra em relação à saúde mental da população em geral. Em casos de necessidade de internação, a rede pública estadual tem capacidade de dar suporte à população baiana.

Vale lembrar que a Portaria do Ministério da Saúde, nº 3.088, de 23/12/2011 – que instituiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) – ampliou a concepção de cuidado, não centrando em apenas uma unidade, mas expandindo as ofertas de atenção ao apontar novos serviços, entre eles, a atenção básica e a atenção hospitalar.

“Quando falamos no cuidado do Governo da Bahia na assistência à população, não esquecemos e nem iremos esquecer a atenção à saúde mental. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, houve um aumento de 25% na prevalência de ansiedade e depressão em todo o mundo com a pandemia e é fundamental que possamos dar assistência a quem necessita de atendimento na rede pública”, declara a secretária da Saúde Roberta Santana.

Os hospitais vinculados à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em gestão direta ou indireta, possuem 246 vagas de internação em saúde mental, em unidades gerais (66) e em unidades especializadas (180) em Salvador no interior do Estado.

Foto: Camila Souza/GOVBA

Em unidades gerais, os leitos estão distribuídos no Hospital Geral do Estado (8) e Professor Eládio Lassérre (4), em Salvador; Regional Costa do Cacau (08), em Ilhéus; Regional Piemonte do Paraguaçu, em Itaberaba (4); Regional da Chapada, em Seabra (4); Paulo Afonso (4); Geral Prado Valadares (12), em Jequié; e Crescêncio Silveira (22), em Vitória da Conquista.

Nas unidades especializadas, são 96 leitos no Hospital Juliano Moreira (HJM) e 30 no Especializado Mario Leal (HEML), ambos em Salvador, e 54 no Especializado Lopes Rodrigues (HELR), em Feira de Santana. As três unidades também dispõem de Emergência 24 horas, com 04 leitos no HJM, 08 no HEML e 11 no HELR. O HJM e o HELR ainda contam com lares abrigados, com 12 e 06 leitos, respectivamente.

Em 2024, Sesab ainda irá disponibilizar 20 novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e quatro novas unidades de acolhimento psicossocial.

Recomposição

Na última segunda-feira (3), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou duas portarias que instituem a recomposição financeira para os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) e para os CAPS, totalizando mais de R$ 200 milhões para o orçamento da RAPS no restante de 2023. Ao todo, o recurso destinado pela pasta aos estados será de R$ 414 milhões no período de um ano e será direcionado para um total de 2.855 CAPS e 870 SRT existentes no país. Todas as instituições, de acordo com o ministério, terão recomposição do financiamento e os recursos serão incorporados ao limite financeiro de média e alta complexidade de estados, do Distrito Federal e dos municípios com unidades habilitadas.

Fonte: Ascom/Sesab
Foto: Camila Souza GOVBA

Related posts

Audiência Pública apresenta estudos ambientais e esclarece dúvidas sobre Complexo Eólico em Chorrochó

Fulvio Bahia

Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, contrata 587 profissionais

Fulvio Bahia

Governador Jerônimo Rodrigues institui o Dia Estadual da Juventude Cristã na Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais