BahiaBrasilMeio AmbienteMundoSustentabilidade

Bahia recebe reunião de desenvolvimento do G20 Brasil 2024

Salvador recebe, entre os dias 27 e 29 de maio de 2024, a terceira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desenvolvimento do G20. Realizado no Centro de Convenções de Salvador, o evento discutirá as ações do G20 com relação à Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda 2030 é um plano global adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, com 17 objetivos e 169 metas que visam a erradicar a pobreza, proteger o planeta e assegurar prosperidade para todos até o ano de 2030.

A capital baiana ainda deverá sediar outros encontros do G20 em 2024, como o Grupo de Trabalho de Saúde (2 a 6 de junho) e a Reunião Ministerial de Cultura (4 a 6 de novembro). O Brasil assumiu a presidência do G20 em 1º de dezembro de 2023, pelo período de um ano, e colocou na pauta três prioridades: (I) combate à fome, à pobreza e à desigualdade; (II) as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental); e (III) a reforma da instituições de governança global. O G20 reúne as maiores economias do mundo: 19 países, além da União Africana e a União Europeia.

A reunião do GT de Desenvolvimento visa ao avanço nas discussões dos três temas prioritários do grupo: (I) a redução das desigualdades; (II) o acesso à agua e ao saneamento; e (III) a cooperação trilateral para o avanço do desenvolvimento sustentável.

Durante o encontro na capital baiana, o Grupo de Trabalho irá apresentar quatro estudos: o Banco Mundial preparará um relatório sobre políticas de inclusão para Mulheres e Grupos Marginalizados; a Unicef, um relatório sobre o combate à pobreza infantil e às desigualdades por meio de políticas inclusivas; a OIT e o Ipea, um relatório sobre a redução das desigualdades raciais no mundo do trabalho; a Cepal, um relatório sobre o custo das desigualdades.

A ideia é que os estudos possam ser mandatados na reunião de Ministros do Desenvolvimento do G20, que acontecerá em 22 e 23 de julho no Rio de Janeiro, para serem apresentados durante a Cúpula Social do G20 (Rio de Janeiro, 14 a 16 de novembro), que reunirá a sociedade civil, às vésperas da Cúpula de Chefes de Estado e de Governo do G20.

Outro tema trabalhado no GT é a promoção da cooperação trilateral, modelo que envolve dois ou mais parceiros e pode garantir uma participação maior de cada uma das partes, de forma “que todos se beneficiem conjuntamente”. Esse modelo foge dos arranjos tradicionais de um doador e um receptor de recursos para projetos de desenvolvimento. O Brasil, por exemplo, conta com parceiros tradicionais de cooperação trilateral que também são membros do G20, como a Alemanha, o Japão, a França e o Reino Unido.

Acesso à água e saneamento e o enfretamento ao racismo

O GT de Desenvolvimento do G20 elaborou uma nota conjunta com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério das Cidades sobre possibilidades para o financiamento do acesso universal à água e ao saneamento. No caso do Brasil, de maneira a favorecer prioritariamente o acesso de comunidades indígenas e quilombolas. Nesse contexto, o GT está negociando um “Chamado a Ação” sobre a necessidade de tais investimentos no setor de água e saneamento. Esse “Chamado a Ação” focará nas necessidades de comunidades isoladas e áreas rurais, bem como nas necessidades específicas das mulheres e meninas.

Fonte: SECOM GOVBA
Imagem: Divulgação

Related posts

Às vésperas de completar 129 anos, Corpo de Bombeiros recebe 25 novas viaturas

Fulvio Bahia

Governo do Estado realiza pagamento de abono extraordinário para os professores da rede

Fulvio Bahia

Cinco policiais e um traficante são localizados em operação 

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais