BahiaCapacitaçãoGoverno do EstadoJuventude

Bahia sedia 2º reunião ordinária do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores em Políticas de Juventude

A Bahia sedia, entre os dias 22 e 24 deste mês, a 2º reunião ordinária do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores em Políticas de Juventude (Fonajuve). O espaço reúne gestores de juventude dos 26 estados brasileiros e a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República.

O evento acontece das 8h às 18h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. O objetivo é capacitar gestores estaduais de juventude para o fortalecimento da governança no processos de implantação das políticas públicas, tendo o programa Identidade Jovem (ID Jovem) e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) como principais instrumentos.

O ID Jovem garante o acesso do público jovem de baixa renda aos direitos previstos no Decreto Nº 8.537, de 5 de outubro de 2015. Estabelece um vínculo formal desses jovens, membros de famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), possibilitando a comprovação e efetividade do direito deles nas circunstâncias previstas pelo Estatuto da Juventude.

Já o Sinajuve tem o papel de fomentar a intersetorialidade e a transversalidade das políticas, dos programas e das ações destinadas às juventudes brasileiras. Propiciando, assim, o estímulo ao intercâmbio de boas práticas, de programas e de ações que promovam os direitos dos jovens implantadas nas unidades da federação, o que garante a integração das políticas públicas de juventude ao ciclo de planejamento e orçamentário anual e plurianual.

A primeira reunião do fórum aconteceu em meados de 2010, logo após o processo de instituição da Política Nacional de Juventude a partir Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Desde sua criação, houve seis reuniões ordinárias em vários estados da federação. O fórum utilizada o termo Forjuve, que passou a ser utilizado pelos gestores municipais de juventude.

Desde então, o fórum era autoorganizado pelos órgãos gestores estaduais, sem nenhuma instrução normativa que os regulamentasse. Com a nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi publicado o Decreto nº 11.535, de 19 de maio de 2023, que regularizou o fórum e o vinculou a Secretaria Geral da Presidência da República.

O evento é apoiado pelo Governo da Bahia por meio da Coordenação Geral de Políticas de Juventude do Governo do Estado (Cojuve), em parceria com outras Secretarias de Estado e o Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da República. Na sexta-feira (23), no período da tarde, os participantes do encontro realizarão uma visita guiada a equipamentos e políticas públicas administradas pelo governo baiano.

Fonte: Ascom/Cojuve
Foto: Divulgação

Related posts

Azulão e outros pássaros são resgatados durante operação da PRF e INEMA em Jeremoabo

Fulvio Bahia

Fies 2024 reserva 50% das vagas para estudantes com até meio salário mínimo inscritos no Cadúnico

Fulvio Bahia

Bahia Sem Fome entrega cinco toneladas de alimentos a aldeia de Curaçá

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais