O Ginásio do Sesi, em Simões Filho, será o palco do Campeonato Brasileiro Região III de Judô 2025 neste sábado (29), e domingo (30). O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), com apoio da Federação Baiana de Judô (Febaju) e do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vai reunir 549 judocas de quatro estados, com entrada gratuita ao público.
Com 150 atletas da Bahia, 92 do Espírito Santo, 147 de Minas Gerais e 160 do Rio de Janeiro, a competição é uma das mais importantes do calendário esportivo do judô e servirá como etapa classificatória para as fases nacionais ao longo do ano. Além disso, o torneio oferece um ambiente de alto nível para o intercâmbio técnico entre os estados participantes, de acordo com Salvatore Puonzo, presidente da Febaju.
“O crescimento do judô na Bahia reflete o compromisso com o desenvolvimento do esporte no estado. Os investimentos do governo estadual, somados ao trabalho consistente da Febaju, têm contribuído para a formação de novos talentos e para a consolidação do judô como um instrumento de inclusão social e desenvolvimento pessoal”, afirma.
A expectativa é de uma grande participação de espectadores, incentivando a torcida e o engajamento com o judô, assim como tem sido nos últimos anos com a realização de competições nacionais e internacionais de judô em solos baianos: o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2023; a Copa Pan-Americana de Judô Sub-18 e Sub-21 2023; e o Campeonato Brasileiro de Judô Sub-21 2024, todos na Arena de Esportes da Bahia, equipamento da Sudesb em Ipitanga, Lauro de Freitas.
“Eventos nacionais como este e os anteriores de judô trazem grandes benefícios ao fomento do esporte e da modalidade para nós. A Bahia, em especial Lauro de Freitas, com a Arena de Esportes, também já pode ser considerada a casa do judô no país por causa de um investimento forte do Governo do Estado no apoio para a realização destes eventos, que auxiliam no fomento da modalidade, garantindo a preparação e a participação dos nossos atletas”, pontua Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.
A programação inicia na sexta-feira (28), a partir das 17h30, com as pesagens oficiais das categorias sub-13, cadete e sênior – categorias que competem no sábado (29). No primeiro dia de combates, a categoria cadete abre o evento à 9h, seguida pelas classes sub-13, às 11h30, e sênior, às 14h30. Após as disputas, serão realizadas as pesagens das categorias sub-15 e juniors, que irão entrar nos tatames no domingo, 30, respectivamente, às 9h e às 13h. Mais informações podem ser encontradas nos canais oficiais da CBJ e da Febaju.
Fonte: Ascom/Sudesb
Foto: Divulgação/Jonas Farias/Febaju