Com a vitória, tricolor mantém a invencibilidade em casa
O Bahia construiu enredo parecido ao da goleada sobre o Cruzeiro para vencer a sétima partida no Brasileirão e voltar à vice-liderança. Depois de empate na primeira etapa, o Tricolor contou com expulsão de atleta do Vasco e entrada dos reservas para ganhar por 2 a 1 e chegar a 24 pontos em jogo da 12ª rodada. A diferença é que o Esquadrão teve o lado esquerdo como caminho das pedras para atingir o objetivo, algo até então incomum.
O técnico Rogério Ceni voltou com Everton Ribeiro ao onze inicial no lugar de De Pena. O principal jogador do Bahia joga mais pela direita, mas foi por meio de finalização de Thaciano do lado esquerdo, e de fora da área, que saiu o primeiro gol durante pressão inicial [assista ao gol no vídeo abaixo]. Detalhe para a movimentação um pouco diferente do camisa 16, saindo mais da área para receber a bola como ponta.
Mesmo dominante, o Bahia levou o empate porque não conteve contra-ataque adversário depois de tentativa ofensiva em escanteio. Na jogada, Marcos Felipe evitou o gol duas vezes, mas o sistema defensivo ficou desarrumado do início ao fim e não evitou a boa trama vascaína pela direita da defesa.
Além disso, Jean Lucas não conseguiu tirar a bola da área e ficou caído no chão. Na sequência, Gabriel Xavier precisou sair na direita (deixou a área vazia), Caio Alexandre não cortou o cruzamento e Luciano Juba deixou Paulo Henrique sem marcação para fazer o gol.
Mas o Bahia seguiu com posse de bola e presente no campo de ataque para criar três grandes chances. Na primeira, Cauly acertou o travessão em chute de primeira após linda jogada [assista no vídeo abaixo].
Na segunda, recebeu lançamento preciso de Everton Ribeiro e errou a tentativa por cobertura. No fim da primeira etapa, ainda deu tempo de Gilberto perder chance incrível após cruzamento de Juba do lado esquerdo.
Pressão até ganhar
No segundo tempo, o Bahia não manteve o mesmo ritmo nos dez minutos iniciais e cedeu espaços, principalmente pelo lado esquerdo de defesa. O que deu certo no campo de ataque parecia não funcionar lá atrás. Tanto que Juba errou o bote, e Thaciano ficou para trás na marcação a Paulo Henrique em jogada finalizada para fora por David, livre da marca do pênalti.
Mas a partir dos 14 minutos o Bahia ficou com um jogador a mais por causa da expulsão do próprio David. Chance perfeita para Ceni repetir o que deu certo contra o Cruzeiro e mandar a campo o trio ofensivo que mudou o jogo anterior. Biel, Ademir e Estupiñán entraram nos lugares de Thaciano, Gilberto e Cauly, respectivamente.
Ademir fez a lateral direita, Biel caiu pelo lado esquerdo do ataque e Estupiñán ficou como centroavante dentro da área. Dez minutos depois, De Pena substituiu Jean Lucas no meio-campo e trouxe novo gás para o jogo por “via canhota”.
O Bahia passou a criar chances em sequência, principalmente pelo lado esquerdo (apenas Biel tentou diferente, em chute de fora). Estupiñán e Everaldo finalizaram da pequena área após cruzamentos desse lado, e o próprio Oscar aproveitou a repetição de jogadas por ali para receber cruzamento rasteiro de Biel e garantir a vitória tricolor.
Com o resultado favorável, Estupiñán perdeu oportunidade clara em um dos bons contra-ataques criados pelo Bahia, que soube se fechar para evitar as últimas investidas vascaínas. Vale ressaltar que Ceni ainda colocou Cicinho no lugar de Everaldo para voltar a ter um lateral-direito de ofício e fechar a defesa.
Repertório atualizado
O Bahia tem 20 gols e o melhor ataque do Campeonato Brasileiro ao lado de Flamengo e Botafogo, justamente as equipes que cercam o Tricolor na classificação (líder e terceiro colocado).
Mas o que chama atenção é que os dois gols da vitória sobre o Vasco foram o sétimo e o oitavo do Esquadrão a partir de jogadas criadas pelo lado menos explorado pela equipe comandada por Rogério Ceni, famosa por abusar dos lances pela direita. Isso mostra que o time parece evoluir em repertório.
E com a maratona de jogos do Bahia no Campeonato Brasileiro, o lado esquerdo voltará a ser testado ofensivamente já neste domingo, no Morumbis, pela 13ª rodada. O Esquadrão vai visitar o São Paulo às 16h (horário de Brasília).
Fonte: G1
Foto: Letícia Martins