BrasilEsporte

Baiano Fábio Correia brilha na tradicional Volta da Pampulha, em Belo Horizonte

O baiano Fábio Jesus Correia e a queniana Viola Kosgei venceram na manhã do último domingo (10/12) a 24ª Volta Internacional da Pampulha, em Belo Horizonte (MG). Milhares de atletas participaram da corrida de 18 km, que teve largada e chegada ao lado da Arena Mineirão. A competição teve Selo Ouro e Permit nº 20/2023 da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Campeão sul-americano de Cross Country-2023, em janeiro, em Poços de Caldas (MG), e melhor brasileiro na São Silvestre de 2022 (quarto lugar), Fábio fez uma prova regular, completando o percurso em 56:03, com mais de um minuto de vantagem sobre Ederson Vilela Pereira, do Pinheiros-SP, segundo colocado, com 57:18.

Ele abriu vantagem ainda no primeiro quilômetro da prova. Manteve um ritmo intenso e forte, do começo ao fim, e não foi ameaçado em nenhum momento da disputa. Depois de 56:03, o baiano foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, e contou que veio de uma preparação intensa para chegar a este importante resultado.

“Quero agradecer primeiramente a Deus. Estou feliz em estar aqui mais uma vez, ainda mais sendo campeão. A prova exigiu um ritmo muito forte. Não tem sido fácil, pois estou fazendo uma sequência de provas para chegar bem e com velocidade. Agora é continuar a preparação até a São Silvestre, para fechar o ano da melhor maneira possível”, comemorou o atleta, ex-coletor de lixo.

Já entre as mulheres, novamente o Quênia se colocou no topo do pódio, domínio que vem acontecendo desde 2017. Desta vez, a vitória veio após o bom desempenho de Viola Kosgei, de 24 anos. A atleta, que em 2023, venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a Maratona de Curitiba, sagrou-se vitoriosa também em Belo Horizonte.

“Foi uma corrida muito boa. Precisei colocar um ritmo forte, e achei o percurso bem difícil, especialmente ali nos quatro quilômetros finais. Mas o resultado final foi muito bom. Estou contente”, contou a queniana, que também estará na São Silvestre.

A mineira Kleidiane Barbosa Jardim foi a melhor brasileira. Ela completou a prova na segunda colocação, com 1:06:39, e chegou a liderar a disputa em alguns momentos no início do percurso. “A prova foi num ritmo bem forte, o clima estava bom, porque não estava tão quente, mas a umidade estava um pouco alta, e isso dificultou bastante durante o percurso. Mas no geral, gostei bastante da disputa”, comentou. “Temos dias não tão bons, e outros melhores, e tem hora que tudo funciona bem. E hoje foi um desses dias, estou feliz com 2º lugar. Agora o foco é a São Silvestre”, disse a atleta, que em no mês passado conquistou a segunda colocação na Meia Maratona de Curitiba.

Os pódios da Volta da Pampulha

Feminino

1-Viola Jelangat Kosgei (KEN) -1:05:30

2-Kleidiane Barbosa Jardim (BRA) – 1:06:39

3-Amanda Aparecida de Oliveira (BRA) – 1:07:13

4-Jéssica Ladeira Soares (BRA) – 1:07:25

5-Scholastica Jepkemboi (KEN) – 1:08:23

Masculino

1-Fábio de Jesus Correia (BRA) – 56:03

2-Ederson Vilela Pereira (BRA) – 57:18

3-Sávio de Paula Rodrigues (BRA) – 57:22

4-Giovani dos Santos (BRA) – 57:40

5-Gilberto Silvestre Lopes (BRA) – 58:06

Fonte: ASCOM CBAt
Foto:  Foco Radical/Divulgação

Related posts

Cursos gratuitos de inglês e espanhol são ofertados pelo MTur e IFTO para profissionais do turismo

Fulvio Bahia

Brasil tem mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastradas

Fulvio Bahia

Confira a lista de árbitros Fifa para 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais