ArteCulturaLiteratura

Baiano finalista do Jabuti, Ian Fraser lança novo livro com realismo mágico e cultura do interior baiano

Autor lança “Cartografia para caminhos incertos”, pela editora Intrínseca, um romance sobre identidade, amor e pertencimento

Uma narrativa envolvente que mistura realismo mágico, identidade brasileira e símbolos da cultura do interior baiano, esse é o mote principal do livro “Cartografia para caminhos incertos” do escritor baiano Ian Fraser (@ianfrasermeurei), finalista do prêmio Jabuti 2023. O livro, publicado pela editora Intrínseca, chega às livrarias de todo o Brasil dia 02 de maio e no dia 13 de maio será lançado em Salvador, no Colégio Anglo-Brasileiro (Itaigara), às 19h.

A história começa em Redenção, uma cidade em eterna romaria protegida por uma pedra enfeitiçada que a faz mudar constantemente de lugar, e acompanha a jornada de Mané, um sujeito simples e ao mesmo tempo muito sonhador e idealista. Apaixonado por Jeremias e aspirante a poeta, Mané embarca em uma jornada pela Bahia após perder sua cidade natal. A narrativa do livro foi adaptada para o espetáculo “Ensaio para uma Redenção” e ganhou o 28º Prêmio Braskem de Teatro, na categoria texto, em 2022.

Durante sua caminhada, o protagonista encontra lugares e personagens fantásticos, como uma cidade que existe na boca de uma carranca, uma cidade palíndromo, um patriota que decide erguer uma cerca ao redor da alma brasileira e até um engarrafamento tão gigantesco que acabou gerando uma sociedade própria.

“É um livro sobre um mergulho interno, sobre se perder e se achar. Não à toa, Redenção é uma cidade que está sempre mudando: “O processo de conhecimento é buscar algo que não tem caminho certo”, explica o autor. 

O Realismo místico do interior baiano

Fraser constrói um mosaico cultural autêntico, incorporando o realismo mágico presente na obra com elementos do misticismo e das crenças populares regionais, como as carrancas do São Francisco, que no livro ganham poderes místicos e abrigam cidades inteiras. Essa fusão entre o fantástico e o regional cria uma cartografia afetiva da Bahia, onde o leitor pode sentir os sabores, cores e ritmos que compõem a identidade cultural deste território.

O livro é rico em referências à cultura baiana, entrelaçando elementos do folclore, geografia, culinária, tradições e expressões linguísticas ao longo da jornada do protagonista. A narrativa inteira se desenvolve no interior da Bahia, com menções a diversas localidades, como o rio São Francisco e as cidades de Irecê, Xique-Xique,  Macaúbas e Eunápolis.

“O livro ajuda a entender como as cidades vão moldando os seus habitantes e essa relação do homem com o seu meio. Tá muito ligado à ideia de brasilidade e da formação do povo brasileiro, especialmente baiano”, conclui o autor.

Influências literárias

Fraser revela que a inspiração para o livro surgiu da influências de três obras literárias: “A Cabeça do Santo”, de Socorro Acioli , “Cândido, ou o otimismo” de Voltaire e  “As Cidades Invisíveis”, de Italo Calvino. “Essas três obras começaram a flutuar na minha cabeça. Daí nasceu a ideia de uma cidade em eterna romaria, uma cidade sem ponto fixo”, explica o autor. 

Um retorno às origens e tributo aos professores

Filho de professora e neto de uma bibliotecária, a literatura sempre esteve muito presente no cotidiano do escritor baiano que também é professor. Ian Fraser é autor de 8 títulos que mesclam ficção, elementos fantasiosos e regionalismo. Seu último trabalho, “A vida e as mortes de Severino Olho de Dendê” (Intrínseca, 2022), foi finalista do prêmio Jabuti 2024 na categoria Romance de Entretenimento.

O lançamento em Salvador acontece na mesma escola onde Fraser estudou e onde hoje trabalha.”Foi também nessa escola que li “Cândido, ou o otimismo” pela primeira vez, e apesar de entender pouco na época, o livro ficou na minha cabeça por 30 anos. Nada mais justo do que lançar Cartografia para caminhos incertos na escola que deu o pontapé para a sua escrita”.

Fraser completa afirmando que sua nova obra é uma forma de homenagear suas professoras. “Ao longo da minha carreira sempre quis retribuir esse legado deixado por essas educadoras. Cartografia para caminhos incertos é esse livro que dedico a elas”

Com Cartografia para caminhos incertos, Ian Fraser convida o leitor a uma travessia poética pelas belezas e contradições da alma brasileira. A edição traz capa e ilustrações internas da artista baiana Vânia Medeiros e já está disponível para pré-venda no site da Intrínseca.

SERVIÇO

Lançamento do livro Cartografia para caminhos incertos”
Autor: Ian Fraser
Quando: 13 de maio (Terça-feira), às 19h
Onde: Colégio Anglo-Brasileiro (Rua Edith Mendes da Gama e Abreu – Itaigara)
Páginas: 192
Gênero: Fantasia e Ficção Científica,Romance
Livro: R$ 59,90 | E-book: 29,90
Pré-venda: Intrínseca
Acompanhe em: @ianfrasermeurei

SOBRE IAN FRASER

Escritor e dramaturgo soteropolitano, lan é formado em Cinema & Vídeo, e também trabalha como editor de vídeo e educador . Autor dos livros O sangue é agreste, da saga AraruamaNoir CarnavalescoMAR1.0 e A vida e as mortes de Severino Olho de dendê

Na dramaturgia, escreveu e produziu a obra A máquina que dobra o nada, agraciada com o Prêmio Braskem de Teatro, na categoria melhor espetáculo infantojuvenil, e escreveu o texto original de Ensaio para uma redenção, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro, na categoria melhor texto.

É integrante do Coletivo Folclore Br, finalsita do CCXP Awards e consultor da segunda temporada de Cidade Invisível, na Netflix.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Lígia Rizério

Related posts

FGM será palco de oficina de leitura inclusiva na próxima terça-feira (04)

Fulvio Bahia

Tito Bahiense canta com Gerônimo Santana em show na Casa Rosa

admin

Festival da Imaginação celebra Dia Das Crianças no Centro Cultural Sesi Casa Branca

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais