Visita guiada na exposição Ecos Malês, bate-papo com a curadora da CHS, cineclube e outras atividades estão previstas este mês
Com a temática “Baú de histórias”, o programa educativo da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado vai promover atividades com o objetivo de contar as histórias sobre a implementação e o conteúdo dos equipamentos que estão movimentando o cenário cultural da capital baiana e celebram um ano de existência neste mês de janeiro. Confira a programação abaixo.
O “Projeto Sòró – Contando e Ouvindo Histórias”, que tem como proposta a contação de histórias de forma lúdica para compartilhar conhecimentos, saberes e narrativas, bem como estimular a imaginação e o exercício da escuta. No dia 18/01, às 14h, o Sòró vai abrir o “Baú das Histórias” para o público infantil, de 0 a 10 anos, acompanhadas por responsáveis. A atividade acontecerá na Casa das Histórias.
No dia 24/01, às 14h, acontece a visita guiada “Uma conversa Malê: 190 anos de história”, na exposição “Ecos Malês”, com a presença do curador João Victor Guimarães e dos artistas Silvana Frederic e Samuel Vida. A atividade visa o compartilhamento da pesquisa realizada para a exposição e os processos de criação dos artistas, além de ter como pauta a comemoração dos 190 anos da Revolta dos Malês, que aconteceu nos dias 24 e 25 de janeiro de 1835, de modo a evidenciar quais são os seus ecos na contemporaneidade.
As comemorações de aniversário dos equipamentos iniciaram no dia 10 de janeiro, data em que a Galeria Mercado completou um ano de abertura. Neste dia, houve um bate-papo com o artista Vinícius S.A., que assina a obra “Lágrimas”, e a fotógrafa Amanda Tropicana, responsável pela fotografia exposta do cantor, compositor e instrumentista, Chocolate da Bahia, que compartilharam as histórias por trás de suas obras e como elas se conectam com o espaço da Galeria e com a cidade.
Já no dia 29/01, data de aniversário da Casa das Histórias de Salvador, a partir das 13h, acontecerá uma programação diversa para celebrar e reafirmar a relação entre a Casa e a Cidade, o dentro e o fora, visível e invisível do primeiro centro de interpretação do patrimônio no Brasil.
Direcionadas para pessoas de diferentes idades, as atividades que estão previstas para o aniversário terão foco na ludicidade e nostalgia em várias linguagens. Acontecerá ainda um bate-papo com a curadora da CHS, Ana Helena Curti, para falar sobre as exposições e as ideias por trás da Casa das Histórias. Além de um cineclube, para estimular os visitantes a assistir filmes, mas também para promover discussões críticas com diferentes obras cinematográficas, culturas, narrativas e estéticas.
Nesta primeira edição, será exibido “5 fitas”, um filme de Heraldo de Deus e Vilma Carla Martins, que conta a história de dois irmãos (Pedro e Gabriel) que fogem de casa para se aventurar pela cidade durante a Lavagem do Bonfim. Na produção, além de religiosidade, é abordada a importância da família no contexto da baianidade.
A Galeria Mercado e a Casa das Histórias de Salvador (CHS) são equipamentos culturais da Prefeitura de Salvador, geridos pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional.
Confira a programação completa para o mês de janeiro:
Atividade: Projeto Sòró – Contando e Ouvindo Histórias / Tema: “Baú de histórias”
18/01 – sábado
Horário: 14h às 15h
Público: Infantil (0 a 10 anos) acompanhados
Onde: Casa das Histórias de Salvador
Atividade: Visita guiada – “Uma conversa Malê: 190 anos de história”, na exposição “Ecos Malês”
24/01 – sexta-feira
Horário: 14h às 15h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador
Atividade: Aniversário da Casa das Histórias de Salvador
29/01 – quarta-feira
Horário: A partir das 13h
Público: Geral
Onde: Casa das Histórias de Salvador
SERVIÇO
Atividades Educativas da Casa das Histórias de Salvador e Galeria Mercado
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), 1 ingresso dá acesso aos dois equipamentos
Venda na bilheteria da Casa das Histórias de Salvador ou na Sympla
Acesso gratuito às quartas-feiras (convenção municipal)
Funcionamento
Casa das Histórias de Salvador: terça a sábado, das 10h às 18h (entrada até às 17h) e aos domingos e feriados, acesso de 10h às 17h (entrada até às 16h)
Galeria Mercado: terça a sábado, das 10h às 18h (entrada até às 17h30) e aos domingos e feriados, acesso de 10h às 14h (entrada até às 13h30)
Endereços
Casa das Histórias de Salvador: Rua da Bélgica, 2 – Comércio
Galeria Mercado: (Subsolo do Mercado Modelo) – Praça Maria Felipa, s/n – Comércio
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Gabriel Martins